Porto Velho (RO) quinta-feira, 4 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Energia

Deputados Alex Redano e Jair Montes compartilham experiência de investigação com a CPI da Amazonas Energia

Os deputados da Assembleia de Rondônia foram ao Amazonas a convite do presidente da CPI da Amazonas Energia


Deputados Alex Redano e Jair Montes compartilham experiência de investigação com a CPI da Amazonas Energia  - Gente de Opinião

Ao receber a visita do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), e do relator da CPI da Energia Elétrica do estado, deputado Jair Montes (Avante), o presidente da Assembleia do Amazonas, Roberto Cidade (PV), pediu apoio para articular a união dos parlamentares da Amazônia no intuito de, juntos, trabalharem pela diminuição do valor da tarifa de energia elétrica na região. O deputado lembrou que, nesta semana, o Amazonas teve um reajuste de 15,99% no valor da tarifa.

"Vamos enviar um requerimento à Aneel e tentar uma audiência pública em Brasília e buscar saber porque o preço da energia subiu tanto. Privatizaram e piorou. Precisamos unir forças para que possamos olhar com carinho para nossa população que clama por uma conta mais barata”, disse Cidade.

A proposta foi prontamente aceita pelo parlamentares rondonienses. Jair Montes, inclusive, destacou que é a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quem decide, sem qualquer tipo de consulta aos estados, os reajustes na conta de energia.

“O grande caos que temos é a Aneel. Eles fazem o que querem. Nós não temos poder de baixar energia, só eles. Nós (de Rondônia e Amazonas) geramos energia e estamos pagando a energia mais cara do Brasil. A população quer uma energia com preço justo”, destacou. 

Intercâmbio

Os deputados da Assembleia de Rondônia foram ao Amazonas a convite do presidente da CPI da Amazonas Energia, Sinésio Campos (PT), para um intercâmbio. Recentemente, o parlamento rondoniense concluiu a CPI da Energia. O relatório final, inclusive, foi compartilhado com os membros do colegiado amazonense.

Roberto Cidade destacou a importância desta troca de experiências e agradeceu a visita.

“Estamos recebendo o relatório da CPI da Rondônia que, com certeza, vai ajudar muito os membros da CPI da Assembleia a fazer um grande trabalho contra essa empresa que vem prejudicando o nosso Amazonas e prejudicou muito Rondônia”, destacou.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação da Energisa encontra furto de energia em condomínio de luxo em Porto Velho

Operação da Energisa encontra furto de energia em condomínio de luxo em Porto Velho

Uma operação realizada pela Energisa nesta semana, identificou furto de energia elétrica em 10 obras de residências de alto padrão, localizadas em u

Energisa Rondônia abre vagas em quatro municípios; algumas inscrições encerram hoje

Energisa Rondônia abre vagas em quatro municípios; algumas inscrições encerram hoje

A Energisa Rondônia está com novas vagas de emprego abertas em diferentes municípios do estado, oferecendo oportunidades em diversas áreas e reforça

Furto de energia em Rondônia já levou 58 pessoas à prisão em 2026

Furto de energia em Rondônia já levou 58 pessoas à prisão em 2026

O furto de energia elétrica já resultou na prisão de 58 pessoas em flagrante em Rondônia desde o início de 2026. As detenções ocorreram após a ident

Laticínio constrói subestação clandestina para furtar energia em Ji-Paraná

Laticínio constrói subestação clandestina para furtar energia em Ji-Paraná

Um laticínio de Ji-Paraná foi flagrado utilizando um esquema ilegal para desviar energia elétrica por meio de uma subestação clandestina de alta pot

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)