Porto Velho (RO) quinta-feira, 4 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Energia

Ceron inicia campanha de combate ao furto de energia elétrica

A eliminação dos “gatos” pode representar uma redução de 5% na tarifa de energia


Ceron inicia campanha de combate ao furto de energia elétrica - Gente de Opinião

A Ceron/Energisa iniciou nesta semana uma campanha de conscientização sobre os malefícios dos furtos de energia elétrica, os chamados “gatos”. O objetivo das ações, é sensibilizar a população de Rondônia de que a prática leva ao aumento da tarifa de energia elétrica e é crime. 

 

De acordo com a empresa, 110 mil clientes praticam furtos de energia elétrica que representam perdas para o Estado e para o próprio consumidor. “A campanha não está preocupada apenas com as perdas financeiras da empresa, que chegam a R$ 365 milhões por ano, mas o Estado também deixa de arrecadar cerca de R$ 25 milhões em ICMS todos os anos. Isso tudo gera aumento da energia elétrica, além risco de acidentes e de problemas para o consumidor como as interrupções de energia e a queima de equipamentos eletroeletrônicos”, afirma  Willian de Pinho Barroso, gerente de combate a perdas da Ceron/Energisa.

 

A perda de arrecadação do ICMS gera, além de prejuízos para o Estado, perdas sociais para a população. De acordo com um levantamento feito pela empresa, o valor de perdas em ICMS poderia ser utilizado para construir 1.073 casas populares, comprar 1.877 viaturas policiais ou custear 12.946 agentes além de manter 31 mil alunos na escola durante um ano. “Queremos mostrar com a campanha que o furto de energia não é uma vantagem, além de ser crime. Temos a pretensão de que o próprio consumidor comece a denunciar essa prática, por isso informamos os canais para denúncias nas campanhas”, disse  Willian.

 

A Ceron/Energisa afirma ainda que a eliminação das ligações clandestinas de energia pode reduzir a tarifa. “Temos a projeção de que, caso consigamos eliminar todos os gatos existentes, a economia do consumidor seria certa já que existe a possibilidade de redução da tarifa em até 5%”, termina o gerente.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação da Energisa encontra furto de energia em condomínio de luxo em Porto Velho

Operação da Energisa encontra furto de energia em condomínio de luxo em Porto Velho

Uma operação realizada pela Energisa nesta semana, identificou furto de energia elétrica em 10 obras de residências de alto padrão, localizadas em u

Energisa Rondônia abre vagas em quatro municípios; algumas inscrições encerram hoje

Energisa Rondônia abre vagas em quatro municípios; algumas inscrições encerram hoje

A Energisa Rondônia está com novas vagas de emprego abertas em diferentes municípios do estado, oferecendo oportunidades em diversas áreas e reforça

Furto de energia em Rondônia já levou 58 pessoas à prisão em 2026

Furto de energia em Rondônia já levou 58 pessoas à prisão em 2026

O furto de energia elétrica já resultou na prisão de 58 pessoas em flagrante em Rondônia desde o início de 2026. As detenções ocorreram após a ident

Laticínio constrói subestação clandestina para furtar energia em Ji-Paraná

Laticínio constrói subestação clandestina para furtar energia em Ji-Paraná

Um laticínio de Ji-Paraná foi flagrado utilizando um esquema ilegal para desviar energia elétrica por meio de uma subestação clandestina de alta pot

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)