Porto Velho (RO) segunda-feira, 7 de abril de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

Coluna da Hora – Cooperativa Afanada, PC-RO, errata, Sejus, assassino foragido e mais coisas com o jornalista Géri Anderson


Géri Anderson - Gente de Opinião
Géri Anderson

MÃOS DE TESOURA

O tesoureiro de uma cooperativa de crédito de Porto Velho é um dos principais suspeitos de desviar mais de R$ 6 milhões da empresa em que trabalhava. Uma operação da Polícia Civil, realizada Na sexta-feira, dia 7, teve como alvo o ex-funcionário e cumpriu 11 mandados de busca domiciliar.

PC-RO

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Extorsões, Roubos e Furtos – Delegacia de Patrimônio –, com apoio do Departamento de Estratégia e Inteligência (DEI), deflagrou a Operação Quebra de Confiança para o cumprimento de medidas cautelares expedidas pelo Poder Judiciário. A ação é resultado de uma investigação sobre furtos de dinheiro em espécie praticados contra uma cooperativa de crédito sediada em Porto Velho.

6 MILHÕES DE REAIS

Imagina você, como que um cidadão funcionário de um banco, um tesoureiro, realiza uma proeza dessa sem ninguém perceber? Olha o volume que todo esse dinheiro em espécie representa! Garanto que não é apenas uma caixa de papelão. Alguém ajudou com certeza, e esse alguém chamou mais alguém que também contou com a ajuda de outra pessoa. Todos ligados a setores estratégicos para a realização da ação de furto na instituição bancária. Sim, uma cooperativa de crédito é também um banco como qualquer outro, só que com muitos proprietários. Muitos mesmo.

COOPERATIVA FAMOSA E BOA DE MARKETING

Além dos furtos, as investigações apuram a prática dos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. O que motivou a escolha do nome da operação: “Quebra de Confiança”, foi exatamente o fato do principal suspeito ser o tesoureiro da instituição. Durante a ação da polícia, foram cumpridos 11 mandados de busca domiciliar, além de outras medidas cautelares de caráter probatório e assecuratório. As diligências seguem em andamento para a prisão do principal investigado. Para quem não sabe, o banco é o mais famoso entre as cooperativas de crédito existentes no Brasil. Até o fechamento da coluna ninguém foi preso.

ERRATA

Na última edição da coluna, houve um ato falho desse jornalista, onde se lia secretário de segurança, na verdade era pra ser lido secretário de justiça do Estado de Rondônia. A Coluna da Hora chegou até os olhos atentos do titular da pasta de Segurança Pública e o mesmo avisou sua assessoria para entrar em contato com este editor-chefe da coluna. FOI CORRIGIDO. Muito justamente, até porque o atual Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, Coronel BM Felipe Bernardo Vital, ao contrário de seu colega de administração do governo, tem feito um trabalho muito eficiente, combatendo a criminalidade praticada por maus elementos, principalmente por aqueles que se intitulam membros de facção. Deixo aqui registrado essa correção.

REPRODUÇÃO

Nós, da redação do portal Coluna da Hora, resolvemos, por ordem de votação, até repetir uma fração da coluna passada. Dessa vez de forma atualizada e em erros ou atos falhos de concentração memorial. Abaixo segue a informação com o ponto de análise deste jornal.

TROPA DE ELITE

E um amigo meu disse que o atual SECRETÁRIO TITULAR DA PASTA DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA lembra muito um personagem do Filme nacional campeão de bilheteria “TROPA DE ELITE”. É que ele trabalha da mesma forma que o secretário de segurança desse longa, em sua primeira edição. O filme teve duas. Mas na primeira o secretário personagem do filme age em acordo comum com as lideranças da criminalidade. Deixa eles a vontade e ainda aceita os abusos e até “sugestões” dos traficantes. Aqui em Porto Velho os presídios estão lotados por duas facções que andam livremente pelos pavilhões dos presídios e, de vez em quando, quando acham necessário, fogem e ninguém dá explicação de nada sobre como ocorreu a fuga. Isso sem entrar em detalhes sobre celulares livres e mimos que entram nas unidades prisionais.

TROPA DE ELITE 2

O TITULAR DA PASTA parece que tem bandido de estimação ou tem muito medo de represálias. O último detento que fugiu tinha 4 assassinatos e dezenas de anos para cumprir em regime fechado. Mas ele caminhava livremente no semi-aberto. Um cara perigoso que já ceifou vidas a sangue frio e por motivos torpe. Como ele conseguiu fugir? Ninguém sabe. O meliante ainda matou um colega detento antes de dar o perdido. Se ele tivesse cumprindo pena do jeito que o tribunal de justiça o condenou, teria evitado mais esse assassinato bárbaro.

ASSASSINO

Imagina um cara desse nível solto por aí. Não precisa nem ter bola de cristal pra saber que vai fazer novas vítimas. E a culpa vai ser de quem comanda a segurança pública nesse formato amigável e simpatizante do crime. Cadê o governador que não põe ordem na casa?

SEJUS

INFELIZMENTE, a impressão que se tem é que o nosso responsável pelo sistema prisional e, indiretamente, pela insegurança da população tem o mesmo perfil do personagem fictício do filme que já foi assistido por milhões de pessoas. Pelo que se pode notar diante dos acontecimentos no sistema carcerário e também aqui fora, diante dos abusos da facções criminosas, enquanto continuar a mesma pessoa no cargo, a gente vai continuar a contar com a sorte. Afinal, a vida na mão de quem não presta, não vale nada.

COLUNA DA HORA

Eu fico por aqui, em breve teremos mais notícias e informações de bastidores por aqui, pelo dedos e mente deste escriba jornalista. Quem quiser sugerir pautas, mandem pra mim pelo whats 69 99246 0907 ou ME SIGAM no instagran: @colunadahora1 e @geri.anderson.98. Acesse meu site: colunadahora.com.br #ficaAdica. Aguardo vocês, tchau!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 7 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A sucessão estadual e as “falsas notícias”

A sucessão estadual e as “falsas notícias”

Um dos assuntos mais abordados na imprensa local é a sucessão estadual. Até as convenções partidárias, contudo, muita água vai correr debaixo da pon

Ausência justificada, agradecimentos reiterados!

Ausência justificada, agradecimentos reiterados!

Não pude comparecer à solenidade especial destinada a homenagear servidores ativos e inativos da Câmara Municipal de Porto Velho com a entrega de Mo

Vereador Souza, obrigado!

Vereador Souza, obrigado!

Amanhã (03/04), às 9h, no Plenário Bohemundo Álvares Affonso, servidores ativos e inativos da Câmara Municipal de Porto Velho serão agraciados com a

A rotina de uma cidade violenta

A rotina de uma cidade violenta

A situação da segurança pública em Porto Velho apresenta-se cada dia mais grave, apesar de a propaganda oficial querer-nos convencer de que vivemos

Gente de Opinião Segunda-feira, 7 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)