Porto Velho (RO) quarta-feira, 3 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

Câmara de Porto Velho tropeça mais uma vez

TCE-RO manda suspender lei que ratificou ato ilegal


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

A Câmara de Vereadores de Porto Velho sofreu mais um revés. Não bastasse um sem-número de leis declaradas inconstitucionais por vicio de iniciativa, agora é o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia que resolveu emparedar o Poder Legislativo Municipal ao determinar a imediata suspensão dos efeitos da Lei nº. 3.174, de 10 de maio de 2024, por convalidar ato administrativo considerado ilegal pelo TCE-RO.

E o que seria esse ato ilegal na visão do Tribunal de Contas? Nada mais nada menos que a contratação de parceria público privada (PPP) para concessão dos serviços de coleta, reciclagem e disposição final de resíduos sólidos. O TCE-RO farejou um odor estranho no ar e decidiu colocar o dedo na ferida, resultando na distribuição de multas pesadíssimas para todos os lados. É possível que a situação seja revertida? Sinceramente, não sei. Não sou especialista no assunto, mas espero que sim. Lamento pelos moradores de Porto Velho que estão sendo bem atendidos pelo serviço de coleta de lixo, principalmente os da Vila Calderita e adjacências.  

Os vereadores que aprovaram o projeto de lei em tempo recorde, por sua vez, não estão isentos de colher o fruto amargo de sua decisão. Por enquanto, o TCE-RO ficou apenas na suspensão dos efeitos da lei, mas, um experiente advogado, com quem conversei demoradamente sobre o assunto, não tem dúvida de que muita gente será responsabilizada nessa história, sem choro nem vela. É bom a turma começar, desde já, a colocar as babas de molho. 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A cantilena demagógica da transposição

A cantilena demagógica da transposição

Não sei você, mas eu não suporto mais ouvir essa conversa mole de transposição de servidores do ex-Território de Rondônia para os quadros da União.

A UE à margem da “paz” que financiou!

A UE à margem da “paz” que financiou!

Bruxelas reclama lugar nas negociações, mas Moscovo recusa-a como mediadora e Washington já não a consultaA nação que teme os seus inimigos busca am

Fariseus, saduceus e os políticos camaleônicos

Fariseus, saduceus e os políticos camaleônicos

Provavelmente, você já deve ter lido ou ouvido a expressão “o inimigo do meu inimigo é meu amigo”. O provérbio sugere a possibilidade de pessoas dia

O desarmamento da inteligência artificial

O desarmamento da inteligência artificial

Um Chamamento de orientação para a HumanidadeDesarmar a inteligência artificial é mais urgente do que desarmar um míssil: o míssil mata o corpo; o alg

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)