Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de abril de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Artigo

Gestão de marketing e os pequenos negócios


 Gestão de marketing e os pequenos negócios - Gente de Opinião

Para alguns, o marketing é colocar propaganda nas redes sociais, ou seja, publicar a foto de um produto que vende ou mesmo um vídeo da consumidora experimentando um vestido mais o preço.

A recordação daqueles painéis que existiam em algumas instituições é imediata. Nestes painéis as pessoas colocavam pequenos panfletos divulgando pensão, lavadeiras de roupa ou mesmo o disque amizade (famoso 145).

Pois bem, isto servia à época, mas não destacava ninguém, pois apenas atraia os interessados naquele serviço naquele momento. Quem queria se destacar e construir um relacionamento tinha de recorrer a outras estratégias.

Aí que entra um uso mais adequado das ferramentas de marketing, como as redes sociais. Além de divulgar produtos e serviços, você deve construir um relacionamento. Ok, mas como fazer isto?

Para isto, deve-se pensar as redes sociais como um veículo de comunicação próprio. Montar uma grade de publicações com um calendário de dias e os tipos de publicação. Podem ser dicas, tais como retirar maquiagem ou evitar fungos no imóvel e até mesmo comentários sobre notícias recentes.

Após a definição desta grade é fundamental conferir o alcance nos horários e dias publicados para trocar dias e horários para verificar se aumenta o alcance. Parece simples, mas muita gente não faz e acaba deixando de lado ao longo do tempo.

Por isto, uma consultoria de marketing pode ajudar na construção de uma estratégia e maneiras de mensuração. Sendo nas redes sociais ou no mundo real, off-line. De preferência juntando mundo digital e presencial com situações divertidas.

Aliás, falando em brincar. Juntando a primeira letra de cada parágrafo você consegue correlacionar a preocupação mundial de hoje com o maior objetivo de uma ação de marketing: acertar o alvo.

Gestor de consultoria de marketing em Porto Velho pelo Sebrae em Rondônia e autor dos livros: Injeção de ânimo: marketing sem contraindicação para o seu negócio (2018), Livro de mão da redação publicitária (2011) e Planejamento de campanha publicitária: o passo a passo que ninguém segue (2010)

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cultura forte vs. cultura tóxica: onde está o limite?

Cultura forte vs. cultura tóxica: onde está o limite?

Ao longo de minha trajetória profissional, tive a oportunidade de vivenciar de perto diferentes culturas organizacionais. Algumas empresas exalavam

Prefeito Leo Moraes encerra capítulo triste para arquitetos e engenheiros de Porto Velho

Prefeito Leo Moraes encerra capítulo triste para arquitetos e engenheiros de Porto Velho

No dia 04/04/2025, o prefeito Leo Moraes encerrou o mais triste capítulo da história dos profissionais de Arquitetura e Engenharia da Prefeitura de

Por que a assessoria de imprensa pode ser o diferencial estratégico para empresas?

Por que a assessoria de imprensa pode ser o diferencial estratégico para empresas?

Vivemos em uma era em que cada pessoa e empresa pode ser sua própria emissora de conteúdo. A comunicação está literalmente na palma das mãos, e com

Bem-estar Digital: o Novo Conceito de Bem-Estar

Bem-estar Digital: o Novo Conceito de Bem-Estar

As pessoas estão cada vez mais buscando maneiras de alinhar sua saúde física e mental com a tecnologia que utilizam em seu cotidiano. O conceito de

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)