Porto Velho (RO) terça-feira, 9 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

Artigo: Pelas lentes do microscópio do analista clínico



Conquistas notáveis da medicina estão mudando o perfil da saúde, no mundo. Somadas a outras, como o esgotamento sanitário, educação satisfatória, salários justos e, enfim, um elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), essas conquistas conduzem a saúde a patamares surpreendentes. O aumento da estimativa de vida do homem (na Europa, é de 80 anos e, no Brasil, de 72 anos, já subindo para 75 anos) é, em parte, um reflexo da moderna medicina. Mas ela não apresentaria a alta performance nos diagnósticos, se não contasse com o auxílio dos exames laboratoriais realizados pelos analistas clínicos. 

São os exames de laboratório que levam a medicina a apresentar a exatidão de hoje nos diagnósticos de doenças e segurança aos pacientes. Doenças que vão da verminose ao câncer, da hemocromatose à Aids, da anemia à hepatite, têm os diagnósticos elucidados pelos exames laboratoriais. 

Portanto, o analista clínico é um profissional imprescindível à saúde pública, porque ele está focado na busca da cura e no bem-estar da população. Quando se senta silenciosamente ao seu microscópio, é o desejo de vida que lhe vem à cabeça, mesmo quando ele enxerga doenças pelas lentes do aparelho. As análises clínicas são exercidas majoritariamente pelos farmacêuticos-bioquímicos (os outros são os médicos patologistas e os biomédicos). 

Os exames laboratoriais têm o dom de encurtar o tempo de tratamento e de proporcionar mais acertos nas condutas médicas, porque os exames fazem com que as doenças com diagnósticos confirmados sejam tratadas, precocemente. 

Em 70% das consultas, os médicos solicitam exames de laboratórios. Os rotineiros são o hemograma completo, a glicemia, o lipidograma, os de dosagem de hormônios tireoideanos, o de urina EAS (Elementos Anormais e Sedimentoscopia) e o parasitológico de fezes. 

O hemograma, embora rotineiro, é fundamental para o médico saber se o paciente possui uma infecção ou algum tipo de anemia, etc. Já a glicemia mede a taxa de açúcar no sangue, tornando-se relevante para a prevenção do diabetes e para a manutenção da qualidade de vida do diabético. O lipidograma mede as frações lipídicas (colesterol total, HDL ou o “bom colesterol”, LDL ou o “mal colesterol” e o VLDL ou o neutro). 

O aumento da taxa de colesterol leva à deposição de gordura nas artérias, provocando a diminuição do fluxo sanguíneo e sobrecarga cardíaca, situação que pode gerar a elevação da pressão arterial. E esta, por sua vez, pode desencadear um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico ou isquêmico e o infarto do miocárdio. 

Sobre as dosagens de hormônios tireoideanos T3, T4 e TSH, têm sido muito solicitadas pelos médicos, de alguns anos para cá, devido à grande incidência, na população brasileira, de hipotireodismo, que é a insuficiência da atividade fisiológica da glândula tireoide, fato que causa baixa taxa metabólica e perda de vitalidade. 

O exame de urina (EAS) é de grande valor para complementar o diagnóstico de doenças, pois ele revela o metabolismo e a excreção e, também, faz uma investigação de possíveis infecções renais e urinárias. 

Já o parasitológico de fezes é importantíssimo, principalmente, na infância. Para se ter uma idéia, verminoses podem causar sérios problemas de saúde e os seus sintomas podem confundir-se com o de outras doenças. Há vários exemplos, neste sentido. Um “bolo de áscaris” pode levar à suspeita de uma apendicite, e os sintomas de uma infestação ou parasitose por strongyloides chegam a se confundir com os de uma gastrite. 

De sorte que dos rotineiros hemogramas aos sofisticados exames de biologia molecular, as análises clínicas constroem a necessária retaguarda para os médicos. 

A sociedade é a maior beneficiária dos exames laboratoriais. Altamente qualificado, técnica e cientificamente, o farmacêutico- bioquímico é este profissional pesquisador, por natureza; um estudioso sedento de novos conhecimentos, um perito competente. Os seus olhos estão voltados para ver esse universo paralelo de células, de tecidos orgânicos, de bactérias, vírus, fungos que a população não vê, mas que define a sua saúde. 

De sorte, caro leitor, que, quando vir um farmacêutico-bioquímico, cumprimente-o, sabendo que está com ele a resposta bioquímica para a origem de muitas doenças. É com esta resposta que o médico decidirá sobre o tratamento adequado para as doenças.

Fonte: Jaldo de Souza Santos,
Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF).
E-mail [email protected], é farmacêutico formado, em 1956, pela então Faculdade de Farmácia e Odontologia de Goiás, incorporada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), criada anos mais tarde.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agora a pressão é sobre o senado pelo fim da escala 6x1

Agora a pressão é sobre o senado pelo fim da escala 6x1

Apoiado por mais de 70% dos brasileiros, segundo pesquisas realizadas por vários institutos de opinião, o fim da escala 6x1 (seis dias de trabalho,

Daniel Vorcaro, a delação que pode explodir Brasília

Daniel Vorcaro, a delação que pode explodir Brasília

Preso desde novembro de 2025 na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, o ex-banqueiro Daniel Vorcaro passou as últimas semanas construindo

CMPV na berlinda

CMPV na berlinda

Terça-feira (02.06), por volta das 19h, recebi de uma colega aposentada da câmara municipal de Porto Velho, via WhatsApp, um vídeo com pessoas corre

Como salvar a tradição do fogo de artifício sem enlouquecer cães, pessoas sensíveis e bombeiros

Como salvar a tradição do fogo de artifício sem enlouquecer cães, pessoas sensíveis e bombeiros

O céu não precisa de gritar para ser bonitoVamos combinar uma coisa: fogos de artifício são bonitos e sempre foram. Desde que um chinês qualquer,

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)