Domingo, 18 de outubro de 2009 - 16h25
Faustino Vicente *
Quando, pela primeira vez, o cavaleiro não conseguiu alcançar o trem em velocidade, o mundo dava o tiro de partida para uma corrida...sem linha de chegada. A sucessão de descobertas científicas e de invenções tecnológicas provocaram significativas transformações econômicas, políticas, sociais e culturais, nos quatro cantos do planeta.
As incessantes mudanças nos levam a crer que “a beleza de ser um eterno aprendiz” deixou de ser apenas um belíssimo verso poético, para se transformar numa desafiadora exigência, que pode nos conduzir à uma carreira bem sucedida,prazerosa e duradoura. Mais difícil do que chegar ao topo do Monte Everest (8.848 metros) é permanecer lá...por algum tempo.
Como todo ser vivo tem tendência a criar hábitos, “uma disposição adquirida, pela repetição,para conservar ou reproduzir,com facilidade crescente,atividades exercidas anteriormente” é cautelar estarmos atentos para não nos acomodarmos e, consequentemente, nos tornarmos descartáveis profissionalmente.
Para que possamos crescer, no mundo empresarial, é de fundamental importância que nos conscientizemos que as competências ecléticas encontram-se na arte de se comunicar, lidar e motivar pessoas, na prática da liderança compartilhada e no “cirúrgico” foco em resultados.
Embora tenhamos consciência da importância em promovermos mudanças em nossas atitudes, nem sempre as conseguimos, pois parece que o universo conspira contra nossa vontade. Apesar da obediência as leis em vigor, do cumprimento das normas de procedimentos nas empresas e do respeito às convenções sociais temos que inovar, pois o mundo é dos curiosos.
Como agente motivador para nos aventurarmos por caminhos não trilhados, destacamos o pensamento do célebre filósofo e psicólogo estadunidense, William James (1842-1910); “95% de nossa atividade é puramente automática e habitual”. Ah! O sucesso e a felicidade encontram-se na caminhada, não na chegada.
* Faustino Vicente – Advogado, Professor e Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos – e-mail: [email protected] – Jundiaí (Terra da Uva) - São Paulo – Brasil
Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Agora a pressão é sobre o senado pelo fim da escala 6x1
Apoiado por mais de 70% dos brasileiros, segundo pesquisas realizadas por vários institutos de opinião, o fim da escala 6x1 (seis dias de trabalho,

Daniel Vorcaro, a delação que pode explodir Brasília
Preso desde novembro de 2025 na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, o ex-banqueiro Daniel Vorcaro passou as últimas semanas construindo

Terça-feira (02.06), por volta das 19h, recebi de uma colega aposentada da câmara municipal de Porto Velho, via WhatsApp, um vídeo com pessoas corre

Como salvar a tradição do fogo de artifício sem enlouquecer cães, pessoas sensíveis e bombeiros
O céu não precisa de gritar para ser bonitoVamos combinar uma coisa: fogos de artifício são bonitos e sempre foram. Desde que um chinês qualquer,
Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)