Porto Velho (RO) sábado, 21 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

Aproxima-se mais um julgamento popular


Aproxima-se mais um julgamento popular - Gente de Opinião

Há, enraizado no imaginário coletivo, a ideia de que o povo tem a força numa democracia, o que não deixa de ser uma verdade. Em termos práticos, contudo, muitos são os instrumentos que impedem a participação popular no jogo do poder político.

Ainda tem gente que acredita na falsa ideia de que o bem-estar de uma população deriva, por exemplo, de algum tipo de super-herói, alguém com virtudes suficientes para conduzir o povo a um destino melhor. Pura balela. A maior possibilidade que isso venha a ocorrer está na forma como a sociedade se conduz diante de seus representantes nos três níveis de poder.

Estamos prestes a viver mais uma temporada de campanha eleitoral. Em outubro próximo, os brasileiros comparecerão às urnas para escolher presidente da República, governador, senador, deputados estadual e federal. Para alguns políticos, os fins continuam justificando os meios, simplesmente porque eles acham que todo mundo é idiota. A pessoa passa praticamente o mandato inteiro descendo o relho no lombo do chefe do executivo, mas, ao primeiro aceno do inquilino palaciano, manda às favas a ética, que tanto diz defender, e, sem-cerimônia, cede à tentação.  Tudo – garante - em nome da democracia e do bem-estar do povo. E o pior é que muita gente acredita nesse papo furado, provavelmente porque não sabe o que se passa nos bastidores. Caso contrário, já teria dado outra destinação ao seu voto. 

No momento em que o povo se prepara para ser chamado a participar de mais um dever cívico, bom seria que ele assumisse realmente uma postura conflitante com aqueles que têm responsabilidade direta com os problemas sociais que ora vemos ocorrer em todos os setores da vida nacional. Já passou da hora de o povo, na principal condição de fiador e beneficiário da democracia, passar a escancarar as suas angústias e seus conflitos sociais, buscando estabelecer, nas urnas, uma postura aguda nesse sentido. Sem isso, dificilmente conseguiremos nos livrar dos entulhos que infectam a classe política.  

Gente de OpiniãoSábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Rocha sob fogo cruzado

Governo Rocha sob fogo cruzado

O governo Marcos Rocha tornou-se, de tempos a este, alvo de acusações. Para alguns, as denúncias seriam reflexos das eleições de 2026. Para outros,

Elogios ao novo dirigente; peia no lombo do que está saindo

Elogios ao novo dirigente; peia no lombo do que está saindo

É comum no campo cada vez mais fétido da política brasileira a tendência de elogiar o governante que assume e descer o relho nos costados daquele qu

O fenômeno Bolsonaro

O fenômeno Bolsonaro

Jair Bolsonaro é, hoje, o principal porta-voz da direita brasileira. Trata-se de uma liderança política incontestável. Isso ficou evidente nas eleiç

Sobre a próxima eleição presidencial no Brasil

Sobre a próxima eleição presidencial no Brasil

O ex-presidente Michel Temer pretende criar uma candidatura moderada e conservadora, que ele define como de centro-direita, para a eleição presidenc

Gente de Opinião Sábado, 21 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)