Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

8 de janeiro: Sim, sim, a história é sempre contada pelos vencedores.


8 de janeiro: Sim, sim, a história é sempre contada pelos vencedores. - Gente de Opinião

Lendo os jornais de domingo (7/01), não pude deixar de notar o ufanismo e as autocongratulações que cercaram as narrativas do dia 8/01, quando a democracia foi salva no Brasil. 

Mas me chamou a atenção a declaração do Ministro da Defesa, José Mucio, homem honrado com quem tive a felicidade de conviver por uns anos na Câmara dos Deputados que disse em entrevista ao Estadão: “Continuo achando que foi uma grande baderna.” Vou nesta linha. 

Que havia entre os acampados nos quartéis quem defendesse um golpe é tão provável quanto haver defensores de um golpe armado em reuniões de grupos de esquerda. 

Até aqui, nada que comprometa o processo democrático. 

A questão é passar da imaginação aos atos. 

No dia 8 de janeiro o país amanheceu com relatórios das agências de informação sobre uma passeata até a Praça dos Três Poderes. Sabemos como passeatas degringolam, frequentemente e propositadamente por arruaceiros profissionais em depredação e violência. (Lembram as invasões do Congresso Nacional em 2006, as depredações ocorridas, e também em 2013?) 

O governo foi informado e inexplicavelmente não tomou as providências necessárias. 

Por que? Teriam visto uma oportunidade de consolidar a imagem de guerreiro pela democracia do recém eleito presidente da República? Teriam visto uma oportunidade de preparar uma armadilha para um ex-presidente que se encontrava no exterior? 

Como sabiam que os manifestantes não estariam armados, as circunstâncias seriam favoráveis a deixar, e quem sabe até desejar, que baderneiros fizessem o trabalho sujo. 

Jogaram muito bem, venceram, e agora contam a sua história, nem sempre a que verdadeiramente ocorreu. 

Teria o ex-presidente, que se evadira do país, condições de comandar uma tomada de poder? Sem armas? Sem comando, através de arruaças e depredações? 

Por que os arruaceiros e depredadores não foram presos no ato? Foram prender os transeuntes e acampados no dia seguinte em frente ao quartel. 

Faz sentido isso? 

É claro que existirão conversas gravadas e bilhetinhos de tudo que é tipo defendendo um golpe. Mas seriam provas de uma verdadeira conspiração? Uma ameaça à democracia? 

As ameaças à democracia assumem formas muito mais sofisticadas hoje em dia, e sabemos muito bem quais são. 

Vamos ver o que ocorre no dia 8.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diretório municipal do PT resolveu jogar Fátima Cleide às feras

Diretório municipal do PT resolveu jogar Fátima Cleide às feras

Matéria do site Rondoniaovivo revela que a ex-senadora Fátima Cleide vai representar o Partido dos Trabalhadores na disputa pela prefeitura de Porto

Revanchismo da história em plena acção contra o Ocidente

Revanchismo da história em plena acção contra o Ocidente

O Presidente Rebelo de Sousa juntou-lhe o seu Pó de Mostrada Segundo noticiou a Reuters, Rebelo de Sousa declarou a correspondentes estrangeiros, um

Por que o PT ainda não indicou pré-candidato à sucessão de Porto Velho?

Por que o PT ainda não indicou pré-candidato à sucessão de Porto Velho?

O PT ainda não indicou pré-candidato à sucessão de Porto Velho. Por quê? Analistas políticos, contudo, apontam a ex-senadora Fátima Cleide como even

Lula quer criar um serviço de tele reclamação

Lula quer criar um serviço de tele reclamação

O presidente Lula saiu-se com mais uma das suas bizarrices. Agora, ele quer criar um serviço de tele reclamação, um canal de comunicação entre o gove

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)