Quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012 - 11h36
“Vamos formar um corrente bem forte pela educação”, pede a Promotora de Justiça Dra. Yara Travalon, Curadora da Infância, Juventude e Educação, nesta quarta-feira, 01, durante a cerimônia de abertura da IV Semana Pedagógica realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Vilhena. Que ainda destaca que todos são importantes para transformar a sociedade e todos devem agir como se estivessem agindo com os próprios filhos.
Com o tema “Contribuições para uma prática educacional transformadora”, o evento reúne mais de mil educadores para iniciar as atividades do ano letivo 2012. “Esta é a primeira formação continuada. O primeiro momento onde nossa equipe se reúne para discutir, aprender mais e refletir sobre educação”, destaca José Carlos Arrigo, Secretário Municipal de Educação.
Iniciada em 2009, a Semana Pedagógica inova e atende aos pedidos de oficinas e palestras feitas pelos próprios funcionários da rede municipal de ensino. “O principal objetivo é oferecer à todos os participantes momentos de reflexão a respeito de como a ação de cada um pode contribuir para a construção de novas práticas educacionais capazes de transformar o dia a dia da escola e, consequentemente, toda a sociedade”, enfatiza Edmar dos Santos Pereira, Secretário Adjunto de Educação.
O prefeito, José Luiz Rover, destaca que o educador tem a missão de aprender para ensinar. Que o compromisso é com a escola, com os pais, alunos, fazendo sempre o melhor pela educação do município. A diretora escolar Lysania Frisselli enfatiza que o compromisso do educador é com a vida.
Palestra
Gabriel Perissé prendeu a atenção de todos ao discorrer sobre “Conflito, violência e bullyng: causas e conseqüências”, mostrando que a causa de bullyng não está somente na escola. “Uma cidade precisa se tornar educadora. E isso acontece quando há educação no trânsito, na fila do banco, por exemplo”.
Pós-doutor em Filosofia e História da Educação, Perissé chamou os presentes para reflexão sobre suas ações particulares. “Todos influenciam a todos. Todos participam”. Ainda parabenizou a cidade de Vilhena, por ter escolhido discutir sobre violência antes do início das aulas. Destacou a presença do prefeito José Luiz Rover até o final da palestra e afirmou que Vilhena está no caminho certo. Para ele, o conhecimento traz a responsabilidade.
Para finalizar sua palestra e deixar uma reflexão aos educadores presentes, o professor disse: “A violência é a grande falta de valores, de compreensão, de amor”.
Ainda nesta quinta e sexta-feira continuam as oficinas voltadas aos professores, gestores, secretários escolares e equipe de apoio.
Fonte: Ascom
Uma solução inédita começa a ser implantada pela Prefeitura de Porto Velho, a "mão ingelsa", para melhorar o trânsito e reduzir os riscos de acidentes
Prefeitura de Porto Velho anula contrato e reforça compromisso com a transparência na gestão
Tendo como objetivo fundamental a aplicação dos preceitos éticos e morais dentro do serviço público, a prefeitura de Porto Velho, através de Decisão A
Prefeitura de Ji Paraná faz balanço dos seis primeiros meses da Operação Tapa-Buracos
Nesta terça-feira, 24, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da equipe de "Tapa-Buracos" da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp)
Porto-velhenses podem opinar onde creches noturnas devem ser instaladas
Visto como um sonho distante por muitas famílias que precisam trabalhar para a garantia de suas rendas, mas não tem onde deixar seus filhos, a creche