Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Rolim de Moura recebe patrulha de máquinas do DER para limpeza, serviços de tapa-buraco e recapeamento


Gente de Opinião

Máquinas do DER começam a trabalhar na recuperação de ruas e estradas vicinais de Rolim de Moura

Começou nesta segunda-feira (11) na cidade de Rolim de Moura um mutirão de serviços que irá beneficiar as zonas urbana e rural do município, numa parceria do governo estadual e a prefeitura endossada pela Assembleia Legislativa.

Nesta ação conjunta o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) cede ao município uma frota de máquinas, incluindo servidores, enquanto a prefeitura fornece o material para a produção da massa asfáltica e combustível para o maquinário.

O termo de cooperação foi assinado na sexta-feira (8), em Rolim de Moura, pelo governador Confúcio Moura, o prefeito César Cassol, o diretor-geral do DER, Lioberto Caetano, senador Valdir Raupp, além dos presidente da ALE, Maurão de Carvalho e os deputados Jean de Oliveira, Só na Bença e Ezequiel Júnior.

A cooperação prevê a recuperação, limpeza e recapeamento de 132 quilômetros na área urbana e a recuperação de 210 quilômetros de estradas vicinais. Os trabalhos são coordenados pela Residência Regional do DER no município.

MAIS ASFALTO

Na ocasião, o governador anunciou mais 11 quilômetros de asfalto urbano usinado, cujo processo está em licitação.  “Com o projeto Asfalto Bom já fizemos 22 quilômetros de pavimentação urbana em Rolim de Moura, beneficiando 53 ruas. Agora serão mais 11 quilômetros”, afirmou.

A região da Zona da Mata será contemplada também com uma usina de asfalto quente. A fábrica de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) será instalada em até 60 dias em Rolim de Moura. Confúcio frisou que a usina atenderá a toda a região e que as prefeituras poderão comprar material para massa asfáltica e fazer a usinagem na fábrica do DER.

Ele destacou, ainda, que após a chegada da fábrica de asfalto o DER colocará na programação a restauração das rodovias da região, com prioridade para a RO-383 (acesso a Alta Floresta do Oeste) e a RO-490 (acesso a Alto Alegre dos Parecis), serviços reivindicados pelo deputado Jean Oliveira.

Para o prefeito César Cassol, a parceria com o governo é motivo de celebração. O prefeito entende que, com a força do DER, a prefeitura deve eliminar 80% dos buracos na cidade e ainda recapear os pontos críticos.

O senador Valdir Raupp informou que solicitou a instalação da usina de asfalto em Rolim porque considera de fundamental importância para os municípios que sofrem sem asfalto, além de sua utilidade principal, que é fazer asfalto para recuperar as rodovias.

O atendimento do governo às regiões urbana e rural também foi destacado por Jean Oliveira. “A cidade precisa de atendimento, mas fico feliz que o setor rural, que tanto produz, não foi esquecido”, disse o deputado, assegurando que o segundo mandato do governador Confúcio será ainda melhor.

Já Maurão de Carvalho enfatizou que o Legislativo tem orgulho de aprovar ações como as cooperações que o governo tem firmado com os municípios.

O apoio do governo aos municípios também foi destacado pelo deputado Só na Bença, lembrando que os municípios não têm recursos e que o apoio do estado tem sido a única opção.


Fonte
Texto: Nilson Nascimento 
Fotos: Nilson Nascimento 
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho integra ação social no Residencial Orgulho do Madeira e leva serviços essenciais à população

Prefeitura de Porto Velho integra ação social no Residencial Orgulho do Madeira e leva serviços essenciais à população

A Prefeitura de Porto Velho marcou presença, no sábado (21), em mais uma importante ação social voltada à promoção da cidadania. Realizada na Escola M

Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Sebrae, inicia oficinas do Catalisa GOV

Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Sebrae, inicia oficinas do Catalisa GOV

A Prefeitura de Porto Velho deu início à etapa fundamental de validação de desafios do projeto piloto Catalisa GOV, com a realização das primeiras o

Prefeitura de Porto Velho estará presente na ação social “Cidadania: Seus Direitos Ganham Voz e Vez”, neste sábado (21)

Prefeitura de Porto Velho estará presente na ação social “Cidadania: Seus Direitos Ganham Voz e Vez”, neste sábado (21)

Neste sábado (21), a população do Residencial Orgulho do Madeira, zona Leste de Porto Velho, terá acesso a uma série de serviços gratuitos por meio

Vale do Paraíso lança SIM Vale Feira durante as comemorações dos 33 anos do município

Vale do Paraíso lança SIM Vale Feira durante as comemorações dos 33 anos do município

Mais um município aderiu ao SIM Vale Feira, um sistema informatizado de cartões implantado pela FACER - Federação das Associações Comerciais e Empre

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)