Porto Velho (RO) terça-feira, 10 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Raupp anuncia audiência pública sobre regularização fundiária em Guajará-Mirim



Senador Raupp anuncia  audiência  pública sobre regularização fundiária em Guajará-Mirim, nesta terça-feira 

A regularização fundiária será  tema de uma audiência pública, a ser realizada nesta terça (28), a partir das 08h, na Câmara Municipal de Guajará-Mirim. A informação é do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que tem desenvolvido no Senado Federal inúmeras ações relacionadas com a melhoria da vida no campo. Da audiência, participarão a deputada federal Marinha Raupp, prefeitos, vereadores, demais lideranças políticas e representantes governamentais.

Nesta audiência, o senador debaterá a sua proposta de  modificações do limite da Reserva Extrativista  do Rio Ouro Preto, e que tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Também destacará pontos do seu relatório, em fase de elaboração, em relação ao projeto de lei que autoriza o poder Executivo a permutar área de domínio da União com a área de domínio do estado de Rondônia.

  Raupp disse que neste encontro vai intensificar os contatos com as lideranças políticas e do setor produtivo do estado para buscar apoio a proposta defendida pelo ministro da Agricultura, Reinholds  Stephanes, em relação  a reforma do Código Florestal Brasileiro, que será votado ainda neste ano.

O ministro Stephanes quer fixar em até seis módulos rurais o tamanho das propriedades que não precisarão fazer recomposição florestal, à exceção de matas ciliares e nascentes.

“Há uma disputa com o ministro Minc (Carlos Minc, do Meio Ambiente) que quer definir esse limite a quatro módulos, enquanto que o ministro Stephanes defende a proposta de seis módulos. Como em Rondônia os módulos rurais são de 60 hectares, as propriedades de até 360 hectares estariam desobrigadas da recomposição florestal, garantindo com isso condições de manter a produção agropecuária, sem engessar o setor produtivo”, observou o senador.

Raupp considerou a proposta do ministro da Agricultura como “o melhor dos mundos” para mais de 95% dos produtores rurais rondonienses. “Nós temos hoje na Amazônia áreas de reservas que envolvem 83% de seu território. Apenas 17% estão destinadas à produção. Precisamos, portanto, aproveitar bem essas áreas. Não temos como tirar a produtividade de áreas já estabelecidas, sob o risco de inviabilizarmos milhares de famílias”, disse o senador

Fonte: Ribamar Rodrigues

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acesso ao residencial Cristal da Calama recebe nova pavimentação

Acesso ao residencial Cristal da Calama recebe nova pavimentação

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), está refazendo a pavimentação asfáltica da avenida Calama, que dá aces

Cemitérios de Porto Velho recebem terceira fase de mutirão de limpeza

Cemitérios de Porto Velho recebem terceira fase de mutirão de limpeza

Uma demonstração de respeito à memória daqueles que ajudaram a construir Porto Velho, assim pode ser considerada a ação contínua da prefeitura de Po

Prefeitura de Porto Velho já notificou mais de 500 donos de terrenos abandonados em 2025

Prefeitura de Porto Velho já notificou mais de 500 donos de terrenos abandonados em 2025

Empenhada no cumprimento do planejamento de limpeza, urbanização e revitalização de áreas degradadas, a Prefeitura de Porto Velho, através do trabalho

Sine Municipal de Porto Velho divulga 140 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho divulga 140 vagas de emprego

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), por meio do Sine Municipal, divulga nesta segunda-feira (9) uma lista c

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)