Porto Velho (RO) segunda-feira, 22 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura de Porto Velho pede apoio da população contra o descarte irregular de lixo

Com o início do período chuvoso, resíduos entopem bueiros e provocam o transbordamento nas ruas


Lixo descartado irregularmente entope bueiros e gera alagamentos - Gente de Opinião
Lixo descartado irregularmente entope bueiros e gera alagamentos

Com a chegada do inverno amazônico, a Prefeitura de Porto Velho reforça mais uma vez o pedido à comunidade para que crie consciência sobre o impacto que um simples papel de bala pode causar quando acumulado com outros resíduos. O lixo, que é carregado através das águas pluviais, entope bueiros e colabora no transbordamento de ruas e avenidas em dias chuvosos, causando transtornos aos motoristas, pedestres, no comércio, nas casas, enfim, atrapalhando a vida de todos.

Lutando contra essa batalha diária de manter a cidade limpa, a Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) tem intensificado os trabalhos, com diversas frentes de serviço, ações de limpeza, recolhimento de materiais, roço de mato, varrição e rastelamento. As equipes são divididas por região conforme o grau de prioridade da área. E como a cidade tem uma grande extensão territorial, o serviço que é executado diariamente tem alta rotatividade.

Mesmo seguindo o planejamento estabelecido, a Semusb tem trabalho dobrado no inverno. Quando a chuva dá trégua, é preciso agir com rapidez para recolher os resíduos descartados de forma irregular que se acumulam, principalmente, em locais propícios para alagamentos. Esses pontos são monitorados e recebem atenção especial no período chuvoso. Mas apesar dos esforços das equipes, ainda é frequente o grande volume de lixo jogado todos os dias em locais inadequados.

Segundo o Departamento Técnico da Semusb, a penalidade para quem descarta lixo incorretamente é multa que varia de R$ 640,88 a R$ 8.011,00. Caso o cidadão flagre o descarte irregular de lixo, pode entrar em contato com o disque denúncia através do número: 0800 647 1390. A Semusb enviará uma equipe para avaliar o local e identificar o infrator. A população também pode solicitar a limpeza de vias públicas, bem como a desobstrução de bueiros e galerias através do telefone: (69) 3901-3145.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Venha torcer pela vitória do Brasil na Rua do Hexa

Venha torcer pela vitória do Brasil na Rua do Hexa

Chegou o grande dia! A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira para enfrentar o Haiti pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do M

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Após o sucesso da transmissão do primeiro jogo, a Prefeitura de Porto Velho prepara uma programação ainda maior para receber a população na Rua do H

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Quando Arthur Melo tinha apenas oito anos de idade, o que mais chamava sua atenção nas noites de arraial eram as luzes, as cores e a emoção que tomav

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)