Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura de Porto Velho oferece 1.120 vagas para oficinas e cursos gratuitos

Áreas da beleza e informática são algumas das opções


Os temas oferecem formações práticas - Gente de Opinião
Os temas oferecem formações práticas

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) e o Sine Municipal, por meio da Associação dos Jovens Estudantes de Rondônia (Ajero), está oferecendo oficinas e cursos profissionalizantes gratuitos, a serem realizados nos bairros: Juscelino Kubitschek, Cohab e Ulisses Guimarães. Inscrições iniciam neste sábado (29).

O oferecimento de cursos e oficinas são frutos de emendas da Câmara Municipal de Vereadores, tem por objetivo preparar jovens e adultos para carreiras diversas, tornando-os competitivos para o mercado de trabalho. Os temas oferecem formações práticas, que agregam não somente ao currículo, mas também ao dia a dia profissional.

A Semdestur trabalha para oferecer políticas públicas que fomentem a geração de trabalho e renda, visando a inclusão social produtiva, contribuindo para o desenvolvimento econômico da capital.

Os 14 cursos e oficinas oferecidos pelo Sine Municipal são: Mecânica de moto; Manutenção de Celular; Manutenção de Central de Ar; Informática; Designer Gráfico; Cabeleireiro; Manicure; Designer de Sobrancelhas; Limpeza de pele; Epilação; Barbeiro; Trabalhos Manuais; Música e Extensão de Cílios.

Confira o período e os locais das aulas:

• Primeira etapa (14 oficinas e cursos):
Local: Praça CEU, rua Antônio Fraga Moreira, 1706-1770, Juscelino Kubitschek.
Datas: oficinas de 1º a 5 de julho e cursos iniciando dia 8 de julho.

• Segunda etapa (14 oficinas e cursos):
Local: rua Abacateiro, 5412, Cohab.
Datas: oficinas de 17 a 20 de julho e cursos iniciando dia 22 de julho.

• Terceira etapa (14 oficinas e cursos):
Local: Estrada dos Periquitos, 2903, Ulisses Guimarães
Datas: oficinas de 24 a 27 de julho e cursos iniciando dia 29 de julho.

As oficinas terão a duração de quatro diasAs oficinas terão a duração de quatro dias

As oficinas terão a duração de quatro dias, garantem certificado e têm por objetivo despertar o interesse dos alunos em fazer o curso completo. Já os cursos têm maior duração, cerca de dois meses, com previsão de término para novembro deste ano, e preparam o aluno para o mercado de trabalho.

Os interessados devem ter a partir de 16 anos, cursando o ensino fundamental ou médio, ou já concluído. As inscrições das oficinas e cursos que ocorrem na Praça CEU serão neste sábado (29), das 17h às 20h. As inscrições para as demais oficinas e cursos serão a partir de segunda-feira (2), até quando durarem as vagas.

As inscrições serão de forma presencial na secretaria da Praça CEU, rua Antônio Fraga Moreira, 1706-1770, Juscelino Kubitschek, em dias úteis, de 8h às 14h; também de forma presencial na Ajero, Telecentro Irmã Benailde, rua Neuzira Guedes, 4109, Tiradentes. As inscrições também podem ser feitas de forma eletrônica, pelo site www.ajero.com.br.

O candidato deve levar documento original com foto e comprovante de residência, no caso de menores de idade, a inscrição deve ser feita pelo responsável. Mais informações pelo número (69) 99336-3914 ou (69) 3224-8149.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Após o sucesso da transmissão do primeiro jogo, a Prefeitura de Porto Velho prepara uma programação ainda maior para receber a população na Rua do H

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Quando Arthur Melo tinha apenas oito anos de idade, o que mais chamava sua atenção nas noites de arraial eram as luzes, as cores e a emoção que tomav

Prefeitura de Porto Velho institui premiação e servidores poderão receber até R$ 10 mil por iniciativas de destaque

Prefeitura de Porto Velho institui premiação e servidores poderão receber até R$ 10 mil por iniciativas de destaque

Uma iniciativa que promete valorizar servidores que desenvolvem e executam projetos capazes de melhorar a administração pública foi oficializada pel

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)