Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura de Porto Velho inicia regularização fundiária do bairro Planalto

Moradores devem comparecer na associação do bairro para a abertura do processo


O trabalho será realizado pela Semur - Gente de Opinião
O trabalho será realizado pela Semur

A Prefeitura de Porto Velho deu início ao trabalho de regularização do bairro Planalto, zona Leste de Porto Velho, onde começou na última segunda-feira (20) o levantamento socioeconômico da região.

A ação é um desdobramento do Decreto nº 19.997, de 17 de maio de 2024, que dispõe sobre a instauração da Regularização Fundiária Urbana (Reurb) do bairro, resultante de uma ocupação massiva no ano de 1989.

O trabalho, que será realizado pela Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), leva em consideração a necessidade de promover a regularização como instrumento de efetivação do direito à moradia, ao desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e ao direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado no município.

“A necessidade de regularização fundiária é evidente para assegurar a segurança jurídica dos moradores e fomentar o desenvolvimento urbano sustentável”, disse o secretário da Semur, Edemir Brasil Neto. Os residentes do bairro têm até o dia 31 para comparecer na Associação dos Moradores do Planalto II (Ampla), localizada na avenida Eduardo Campos, quadra 32, de 8h às 14h, para abertura do processo de regularização.

A ação faz parte da política de expansão urbana e desenvolvimento municipal da atual administração, que já regularizou 16 mil imóveis distribuídos em Porto Velho e nos distritos. "A regularização também facilitará o acesso dos moradores aos serviços públicos, promovendo a inclusão social e reduzindo as desigualdades urbanas. Esse processo representa um avanço significativo para o desenvolvimento sustentável da cidade, promovendo o uso adequado do solo urbano e melhorando a qualidade de vida dos habitantes", completou o secretário.

Com a regularização do bairro Planalto, o município ainda se beneficiará com o aumento da arrecadação de impostos e com a possibilidade de planejar e implementar melhorias na infraestrutura urbana. A meta da Prefeitura é alcançar a marca de 21 mil i

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Após o sucesso da transmissão do primeiro jogo, a Prefeitura de Porto Velho prepara uma programação ainda maior para receber a população na Rua do H

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera

Quando Arthur Melo tinha apenas oito anos de idade, o que mais chamava sua atenção nas noites de arraial eram as luzes, as cores e a emoção que tomav

Prefeitura de Porto Velho institui premiação e servidores poderão receber até R$ 10 mil por iniciativas de destaque

Prefeitura de Porto Velho institui premiação e servidores poderão receber até R$ 10 mil por iniciativas de destaque

Uma iniciativa que promete valorizar servidores que desenvolvem e executam projetos capazes de melhorar a administração pública foi oficializada pel

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)