Terça-feira, 25 de abril de 2023 - 16h29

O prédio que abrigou por mais de 40 anos a rodoviária de Porto Velho começou a ser demolido nesta terça-feira (25) para dar espaço ao novo terminal rodoviário da capital. Esse é considerado o último passo antes do início das obras que vão entregar um espaço novo e moderno aos passageiros e moradores de Porto Velho.
“O dia de hoje é histórico por vários motivos. Primeiro, porque mostramos que é possível, com trabalho e respeito ao dinheiro público, tirar do papel obras que vão beneficiar diretamente a população. Segundo, porque Porto Velho merece uma rodoviária à altura de uma capital, um trabalho de muitas mãos e que agora começa a se tornar realidade”, afirmou o prefeito Hildon Chaves.
Novo terminal contará com uma moderna estética regional amazônicaA obra é orçada em cerca de R$ 44 milhões, sendo R$ 22 milhões resultado de emenda parlamentar da ex-deputada federal Mariana Carvalho. “A rodoviária tem um significado especial para muitos moradores que presenciaram partidas e reencontros ao longo das últimas décadas. Para mim, que sou quase vizinha à rodoviária, é ainda mais emocionante saber que faço parte desse momento histórico para toda a Porto Velho”, declarou a ex-deputada.
O novo terminal rodoviário contará com uma estética regional amazônica, 13 plataformas de embarque e desembarque, 26 boxes e agências para empresas, saguão de espera, sala VIP, praça de alimentação, lojas e área administrativa.
“Estamos bem esperançosos com o projeto e as garantias apresentadas. Será um marco não somente para Porto Velho, mas para toda Rondônia. A Prefeitura, em todas obras executadas no município, tem se preocupado em cumprir o prazo e acredito que isso vai se repetir com esta obra tão aguardada”, afirmou o administrador do terminal, Fernando Locateli.
Momento histórico também foi prestigiado por parte da populaçãoO evento que marcou o início da demolição do antigo prédio contou com a presença de diversas autoridades, entre elas os ex-vice-governadores Aparício Carvalho e Airton Gurgacz, vereadore evento que marcou o início da demolição do antigo prédio contou com a presença de diversas autoridades, entre elas os ex-vice-governadores Aparício Carvalho e Airton Gurgacz, vereadores da Câmara Municipal, a primeira-dama do Estado, Luana Rocha, e secretários municipais de Porto Velho.
O momento histórico também foi prestigiado por parte da população e moradores que possuem fortes ligações com o terminal rodoviário, como Evelin Caroline Barros que, ao longo dos últimos anos, promoveu, junto com o seu pai, ações sociais nas proximidades da rodoviária.
“O terminal tem um significado muito importante para mim, pois foi aqui que eu e meu pai distribuímos, durante muito tempo, alimentação a pessoas em condição de rua que buscavam a rodoviária como abrigo. Lembro que ele desejava muito ver esse espaço reformado. Infelizmente, ele se foi antes de presenciar esse momento, mas fiz questão de comparecer para representá-lo e espero, ano que vem, estar aqui para a inauguração”, afirmou a moradora.
O prazo para que a empresa vencedora conclua a obra é de 18 meses e a previsão é entregar a nova rodoviária ainda no ano de 2024. Com o início da demolição, a Prefeitura transferiu os serviços para um terminal provisório que está em funcionamento no espaço que abrigava a Feira do Produtor Rural, na rua Rogério Weber, Centro.
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita
A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho
Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de

Venha para a Rua do Hexa assistir ao jogo do Brasil na Copa do Mundo
A Seleção Brasileira entra em campo nesta quarta-feira (24) pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2026. A bola rola a partir da

Empreendedorismo transforma histórias de vida em oportunidades
Mais do que um espaço para vendas, a feira se tornou uma vitrine para mulheres que encontraram no empreendedorismo uma nova forma de seguir em frente.
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)