Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Povos indígenas convidados a debater exploração de minério em Espigão do Oeste


Dezenas de povos indígenas de Rondônia são esperados nesta quinta-feira (25) na Câmara de Vereadores de Espigão do Oeste para se manifestar sobre a exploração de minério em terra indígena, atividade promovida pela Comissão Especial instituída na Câmara dos Deputados para oferecer um parecer ao Projeto de Lei (PL 1610/96) que trata do aproveitamento de minérios nessas áreas. O seminário esta previsto para começar às 14 h.

O presidente da Comissão Especial, deputado federal Padre Ton (PT-RO), espera que o maior número possível de indígenas compareça ao seminário, formato de evento encontrado pela Comissão que permite ouvi-los diretamente sobre o assunto.

“A regulamentação da mineração irá ocorrer, não tenho dúvida, mais cedo ou mais tarde. A Constituição diz que é tarefa do Congresso Nacional decidir sobre isso. Então, queremos dar oportunidade dos povos indígenas se manifestar nesse processo de construção do parecer”, diz Padre Ton.

No dia 10 de maio, o deputado e o relator da proposta, deputado Édio Lopes (PMDB-RR) estiveram em São Gabriel da Cachoeira (AM), quando cerca de 400 pessoas – índios e não índios – compareceram ao auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas para debater o assunto.

Padre Ton realça que não apenas povos indígenas estão sendo convidados. Lideranças políticas de âmbito local, estadual e nacional foram chamadas, e também representantes de instituições e organizações governamentais e não-governamentais, entre elas o Cimi, a Kanindé, Comin,a Funai e Ministério Público Federal.

Audiências

Além dos seminários – outros dois devem acontecer em Roraima e Pará -, a Comissão Especial tem promovido audiências públicas em Brasilia e, com o intuito de conhecer as experiências adotadas por outros países, visitou o Equador e o Canadá.

A última audiência, realizada no dia 8 de maio, contou com a participação da líder indígena Chiquinha Novantina, de Mato Grosso, e Kleber Luiz dos Santos Karipuna, do Amapá.

“Estamos recolhendo subsídios para que o relator possa contribuir com o melhor texto, que atenda os interesses da sociedade, de todos os envolvidos no processo”, declara Padre Ton.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho destaca importância da comunidade em pesquisa da creche noturna

Prefeitura de Porto Velho destaca importância da comunidade em pesquisa da creche noturna

Pautada como uma das prioridades no trabalho desempenhado pela atual gestão, a creche noturna já começa a se transformar em realidade na capital rondo

Prefeitura de Porto Velho suspende processo administrativo garantindo a transparência e a boa gestão dos gastos públicos

Prefeitura de Porto Velho suspende processo administrativo garantindo a transparência e a boa gestão dos gastos públicos

Com o objetivo de garantir a total transparência e o controle adequado dos gastos públicos, a Prefeitura de Porto Velho suspendeu o Processo Adminis

Cacoal avança na construção de seu Ecossistema de Inovação com 2º workshop da metodologia ELI

Cacoal avança na construção de seu Ecossistema de Inovação com 2º workshop da metodologia ELI

No dia 16 de junho de 2025, o município de Cacoal deu mais um importante passo na consolidação de um ambiente favorável à inovação com a realização

Prefeitura de Ji-Paraná apresenta nova frota de ônibus escolares para a zona rural e garante mais segurança e conforto para alunos e famílias

Prefeitura de Ji-Paraná apresenta nova frota de ônibus escolares para a zona rural e garante mais segurança e conforto para alunos e famílias

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), anunciou nesta terça-feira (24), a renovação completa da frota de ô

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)