Porto Velho (RO) terça-feira, 10 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Plano de Retorno às Aulas Presenciais da Prefeitura de Vilhena será apresentado nesta quarta-feira

Embora Governo do Estado tenha liberado retorno, regras municipais devem ser respeitadas pelas redes estadual, municipal e privada


Plano de Retorno às Aulas Presenciais da Prefeitura de Vilhena será apresentado nesta quarta-feira - Gente de Opinião

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) irá apresentar nesta quarta-feira, às 10h, em evento on-line, os detalhes do Plano de Retorno às Aulas Presenciais, conforme autorização do decreto estadual n° 25.782. Diversas regras serão exigidas e, segundo o Governo do Estado, toda a rede de ensino local (estadual, municipal e privada) deverá seguir as normas a serem publicadas pela Prefeitura. 

Além de atender às medidas de segurança sanitária expostas no plano, todas as escolas precisarão também ser vistoriadas pela Vigilância Sanitária e pelo Corpo de Bombeiros antes de retomarem suas atividades. 

Algumas normas já estão bem expressas no decreto estadual, que determina a suspensão das “atividades educacionais presenciais regulares na rede estadual até a finalização do plano de retomada junto à Secretaria de Estado da Educação”. Já no caso das instituições de ensino públicas municipais “o retorno às aulas fica a critério de cada gestor municipal, de acordo com o plano de retomada de cada Município, e ainda, as diretrizes estabelecidas pelas notas técnicas da Agevisa”. 

Em Vilhena, classificada na Fase 3 do decreto estadual, a retomada às aulas presenciais da rede particular deve acontecer “de forma gradual e escalonada de até 50% de sua taxa de ocupação com o distanciamento mínimo de 120 centímetros entre as carteiras”. 

No decreto estadual fica assegurado também o direito aos pais ou responsáveis dos alunos, bem como maiores de idade pertencentes às instituições de ensino privadas, a optarem pelo ensino presencial ou pelas atividades educacionais remotas (on-line). 

Além disso, o Governo abre a possibilidade de as instituições de ensino disponibilizarem salas de informática ou laboratórios de aulas práticas, salas de recurso, espaços para aulas de reforço e tira-dúvidas aos alunos com o objetivo de garantir acesso de seus alunos ao material on-line do ensino remoto, sendo obrigatória a adoção das medidas de segurança sanitárias nestes espaços. 

A Procuradoria Geral do Município (PGM) recomenda a todas as instituições de ensino que aguardem a divulgação do Plano Municipal de Retorno às Aulas Presenciais, nesta quarta-feira, para deliberar ou divulgar suas respectivas retomadas. A  PGM lembra ainda às instituições da rede privada que estas também devem buscar autorização para retorno junto à Vigilância Sanitária, conforme plano e nota técnica.  

A fiscalização das instituições de ensino fica a cargo da Vigilância Sanitária do município, que deverá interditar aquelas que não estiverem com o alvará regularizado, até que cumpram integralmente as regras.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho já notificou mais de 500 donos de terrenos abandonados em 2025

Prefeitura de Porto Velho já notificou mais de 500 donos de terrenos abandonados em 2025

Empenhada no cumprimento do planejamento de limpeza, urbanização e revitalização de áreas degradadas, a Prefeitura de Porto Velho, através do trabalho

Sine Municipal de Porto Velho divulga 140 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho divulga 140 vagas de emprego

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), por meio do Sine Municipal, divulga nesta segunda-feira (9) uma lista c

Secretário da Câmara Municipal de Porto Velho faz críticas infundadas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Secretário da Câmara Municipal de Porto Velho faz críticas infundadas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Em declarações recentes, o vereador Marcos Combate, atual Secretário da Câmara Municipal de Porto Velho, emitiu críticas ao edital de chamamento púb

Prefeito Léo Moraes recebe Moção de Aplausos pelos 100 dias de gestão

Prefeito Léo Moraes recebe Moção de Aplausos pelos 100 dias de gestão

Neste último final de semana, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, foi agraciado com uma Moção de Aplausos por conta da atuação de sua gestão nos pr

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)