Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

MPE: Vilhena recebe projeto pela educação


Identificar os motivos dos baixos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas e verificar se os recursos públicos destinados à educação estão sendo devidamente aplicados são alguns dos objetivos do Projeto Ministério Público Pela Educação (MPeduc). A iniciativa é uma parceria entre o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público de Rondônia (MP/RO). Em Vilhena, o projeto já está em andamento.

No começo de maio, foi realizada a primeira reunião do MPeduc, com a presença do prefeito de Vilhena, José Rover, representantes dos conselhos sociais (Conselho de Alimentação Escolar - CAE, Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, Conselho Tutelar e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), da Secretaria Municipal de Educação, entre outras instituições envolvidas, a fim de expor os principais objetivos do projeto, bem como suas fases de implementação.

Segundo o Procurador da República Daniel Lôbo, da região do Cone Sul de Rondônia, Vilhena foi o município escolhido por ser o mais populoso e desenvolvido da região. Com isso, tem mais condições de ajustar os eventuais problemas que sejam identificados.

Além disso, o objetivo é expandir, gradativamente, o projeto aos nove municípios que compõem a região, que apresentam relativamente pouca diferença no Ideb entre si - variando entre 5,0 e 6,1, sendo que Vilhena teve índice de 5,7 em 2013.

Embora Vilhena tenha ultrapassado a meta estabelecida para 2013 (índice de 5,1), o objetivo do Ideb é alcançar nota seis até 2022. A média corresponde ao sistema educacional de países desenvolvidos.

A próxima etapa do projeto consiste na aplicação de um questionário elaborado pelos MPs para as escolas, conselhos e gestores. As respostas servirão para identificar as escolas que apresentem maior índice de problemas educacionais e a ordem de participação no MPEduc será de acordo com os colégios com mais dificuldades.

Ao final do projeto será realizada uma audiência pública para integrar a sociedade de modo que possa participar de debates acerca da educação local. Daniel Lôbo afirma que “é importante conscientizar a sociedade sobre seu direito de ter acesso a um serviço de educação de qualidade, bem como sobre seu dever em contribuir para que esse serviço seja adequadamente prestado”.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho integra ação social no Residencial Orgulho do Madeira e leva serviços essenciais à população

Prefeitura de Porto Velho integra ação social no Residencial Orgulho do Madeira e leva serviços essenciais à população

A Prefeitura de Porto Velho marcou presença, no sábado (21), em mais uma importante ação social voltada à promoção da cidadania. Realizada na Escola M

Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Sebrae, inicia oficinas do Catalisa GOV

Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Sebrae, inicia oficinas do Catalisa GOV

A Prefeitura de Porto Velho deu início à etapa fundamental de validação de desafios do projeto piloto Catalisa GOV, com a realização das primeiras o

Prefeitura de Porto Velho estará presente na ação social “Cidadania: Seus Direitos Ganham Voz e Vez”, neste sábado (21)

Prefeitura de Porto Velho estará presente na ação social “Cidadania: Seus Direitos Ganham Voz e Vez”, neste sábado (21)

Neste sábado (21), a população do Residencial Orgulho do Madeira, zona Leste de Porto Velho, terá acesso a uma série de serviços gratuitos por meio

Vale do Paraíso lança SIM Vale Feira durante as comemorações dos 33 anos do município

Vale do Paraíso lança SIM Vale Feira durante as comemorações dos 33 anos do município

Mais um município aderiu ao SIM Vale Feira, um sistema informatizado de cartões implantado pela FACER - Federação das Associações Comerciais e Empre

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)