Porto Velho (RO) terça-feira, 10 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Justiça Rápida faz triagens na Ponta do Abunã



A Operação Justiça Rápida Itinerante 2009 chega nesta terça-feira, 28, à Ponta do Abunã,na BR-364, região formada por distritos e localidades de Porto Velho. A ação do Tribunal de Justiça de Rondônia tem o objetivo de acelerar a solução de pequenas causas. Até o dia 18 de agosto serão feitas triagens, que definirão quais casos podem ser julgados na operação.

O juiz João Rolim Sampaio, coordenador da operação, explica como deve proceder o cidadão interessado em resolver seus litígios na Justiça Rápida. É bem fácil. Os cidadãos devem comparecer nas escolas onde são feitas as triagem levando os documentos pessoais, como RG e CPF; comprovante de endereço e documentos que comprovem o direito solicitado, como, por exemplo, em casos de cobrança, uma nota promissória, cheque ou outro certificado de que há a dívida.

As triagens e audiências preliminares começam pelo distrito de Extrema, a cerca de 400 quilômetros da capital. Lá, na terça e quarta-feira (28 e 29), o atendimento será feito na Escola Jaime Peixoto.

No dia 30, a Justiça Rápida Itinerante vai até Nova Califórnia, na Escola Maria Jacira Feitosa Carvalho. No dia seguinte, será a vez da população do distrito de Vista Alegre do Abunã, que será atendida na Escola Professora Antônia Vieira Frota. Jaci-Paraná fecha a agenda de triagens, no dia 1º de agosto, na Escola Maria de Nazaré dos Santos.

De volta à Ponta do Abunã, ainda em agosto, a equipe da Justiça Rápida atende, com triagens e audiências, os distritos de Fortaleza do Abunã, Abunã, Mutum-Paraná e União Bandeirantes. Todos os atendimentos serão feitos em escolas. Dessa vez, quando retornarem aos distritos maiores, entre os dias 11 e 21, as equipes já farão as audiências, que podem resultar no fim do processo e na solução dos problemas levados ao Judiciário.

A Operação Justiça Rápida Itinerante procura resolver de forma conciliatória: disputa pela posse de bens, retificação de certidões com erros materiais, alimentos e visitas para os filhos, cobranças até 40 vezes o valor do salário mínimo, danos materiais, guarda de menores sem fins previdenciários, divórcio consensual (amigável), conversão consensual de separação em divórcio, justificação para lavratura de certidão de nascimento e despejos. Na última Mega Operação na capital, em junho deste ano, foram realizadas mais de 700 audiências.

Fonte: Ascom TJRO

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acesso ao residencial Cristal da Calama recebe nova pavimentação

Acesso ao residencial Cristal da Calama recebe nova pavimentação

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), está refazendo a pavimentação asfáltica da avenida Calama, que dá aces

Cemitérios de Porto Velho recebem terceira fase de mutirão de limpeza

Cemitérios de Porto Velho recebem terceira fase de mutirão de limpeza

Uma demonstração de respeito à memória daqueles que ajudaram a construir Porto Velho, assim pode ser considerada a ação contínua da prefeitura de Po

Prefeitura de Porto Velho já notificou mais de 500 donos de terrenos abandonados em 2025

Prefeitura de Porto Velho já notificou mais de 500 donos de terrenos abandonados em 2025

Empenhada no cumprimento do planejamento de limpeza, urbanização e revitalização de áreas degradadas, a Prefeitura de Porto Velho, através do trabalho

Sine Municipal de Porto Velho divulga 140 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho divulga 140 vagas de emprego

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), por meio do Sine Municipal, divulga nesta segunda-feira (9) uma lista c

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)