Sexta-feira, 11 de dezembro de 2015 - 14h59
A população de 25 municípios de Rondônia conta, a partir desta sexta-feira (11), com a estrutura do novo Hospital de Urgência e Emergências Regional (Heuro), instalado na cidade de Cacoal e inaugurado oficialmente com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Castro. Principal unidade da região com atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o Heuro tem capacidade para atender cerca de 150 pessoas por dia e realizar 300 internações por mês.
“Este hospital promove a descentralização e, ao mesmo tempo, a regionalização dos serviços de saúde, para que possa resolver a maioria dos problemas de saúde na própria região de Cacoal. Agora, qualquer problema mais grave, que teria de ser encaminhado a Porto Velho, poderá ter atendimento, aqui, em Cacoal, com Medicina de altíssimo nível. Assim, em Rondônia, estamos construindo uma saúde de muita qualidade, para atender bem a sua população”, disse o ministro durante o ato.
O Heuro oferecerá especialidades como oncologia, cardiologia, ortopedia, clínicas médica e cirúrgica e bucomaxilofacial, além de exames de tomografia, raio-X, ultrassom, eletrocardiograma e análises clínicas. De gestão estadual, o novo hospital será a principal referência em urgência e emergência do interior rondoniense, e vai reduzir o deslocamento da população para Porto Velho (RO) - a cerca de 7 horas de Cacoal -, em busca de atendimento. A unidade conta com recursos do governo federal para custeio da assistência prestada.
Com 110 leitos, sendo 20 de urgência, 25 de urgência oncológica, 30 de clínica médica e 35 de clínica cirúrgica, o hospital terá também uma sala vermelha (para estabilização de pacientes com quadro gravíssimo), com quatro vagas, sala para cuidados intermediários com cinco leitos, e uma sala de observação (amarela) com 11 leitos, para estabilização já iniciada. O centro cirúrgico da unidade terá três salas de cirurgia.
O Heuro fica na área do complexo hospitalar San Daniel Comboni, Avenida Rosilene Xavier, Transpadini, 2.200, Cacoal, Rondônia.
Fonte: Diogo Caixote, Agência Saúde
Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Sebrae, inicia oficinas do Catalisa GOV
A Prefeitura de Porto Velho deu início à etapa fundamental de validação de desafios do projeto piloto Catalisa GOV, com a realização das primeiras o
Neste sábado (21), a população do Residencial Orgulho do Madeira, zona Leste de Porto Velho, terá acesso a uma série de serviços gratuitos por meio
Vale do Paraíso lança SIM Vale Feira durante as comemorações dos 33 anos do município
Mais um município aderiu ao SIM Vale Feira, um sistema informatizado de cartões implantado pela FACER - Federação das Associações Comerciais e Empre
Reforma administrativa gera economia aos cofres públicos de Porto Velho
Complementar nº 1.394/25, que acrescenta normas à Lei Complementar 1.000/25 que tece sob o organograma básico dos órgãos da Administração Direta e Ind