Porto Velho (RO) sexta-feira, 23 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Indígenas participam de oficina sobre malária na 2ª feira


Com objetivo de aprimorar as técnicas de microscopia utilizadas pelos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) nos diagnósticos de malária, na identificação dos parasitas causadores da doença e nas ações de epidemiologia, nas aldeias, a Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) realiza a partir de segunda-feira (01), no Laboratório Central de Saúde Publica (Lacen), 'Oficina de Atualização em Microscopia da Malária'.

Participam do curso, 14 (AIS) de aldeias localizadas nos municípios de Porto Velho, Humaitá, Guajará-Mirim e Ji-Paraná. De acordo com a responsável pelo Setor de Capacitação da Funasa/RO, Lindalva Coutinho, a atualização terá carga horária de 80 horas, distribuídas entre aulas teorias e práticas, ministrada por técnicos do Lacen.

Entre os conteúdos abordados, estão: aspectos de biossegurança, técnicas de gota espessa, identificação de lâminas, métodos de coloração, limpeza e manutenção de do microscópio, noções terapêuticas e, outros.

Segundo o supervisor de endemias do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Porto Velho, Amarildo Barrozo, "essa oficina tem a finalidade principal de certificar, atualizar e capacitar essa turma para que eles sejam multiplicadores do conhecimento adquirido para outros indígenas".

Estes AIS já atuam nas aldeias, há vários anos. Ao final da atualização, serão certificados como microscopista em diagnostico de malária.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 23 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Divulgada lista dos candidatos inscritos no processo seletivo da Saúde de Porto Velho

Divulgada lista dos candidatos inscritos no processo seletivo da Saúde de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Secretaria Municipal de Administração (Semad), divulgou nesta terça-

Comitiva liderada pela prefeitura parte em apoio aos ribeirinhos do Baixo Madeira

Comitiva liderada pela prefeitura parte em apoio aos ribeirinhos do Baixo Madeira

Na manhã desta terça-feira (20), uma comitiva liderada pela vice-prefeita de Porto Velho, Magna dos Anjos, partiu do Prédio do Relógio com destino às

Sucessos nacionais, Ju Marques e Forró do Muído prometem grandes shows em Porto Velho

Sucessos nacionais, Ju Marques e Forró do Muído prometem grandes shows em Porto Velho

Promovendo um marco histórico na cultura da capital rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho realiza a primeira edição do “Arraiá da Prefs”, que conta

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é apresentado pela Prefeitura de Porto Velho

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é apresentado pela Prefeitura de Porto Velho

Nesta segunda-feira (19), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, protocolou na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que cria o programa Jovem Apren

Gente de Opinião Sexta-feira, 23 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)