Quinta-feira, 31 de julho de 2008 - 22h24
A senadora Fátima Cleide (PT-RO) participou do I Encontro Estadual de Agroecologia de Rondônia, realizado em Ouro Preto nesta quinta-feira (31),no Centro de Formação Paroquial. O evento vai até domingo. Durante a cerimônia será assinado um termo referente ao PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), que vai garantir cerca de 200 kits com equipamentos agrícolas para Associações, Cooperativas e Movimentos de Pequenos Produtores.
Além de dezenas de famílias, pelo menos cinco EFAs (Escola Família Agrícola) serão beneficiadas com a aquisição dos kits agrícolas. Uma em Ji-Paraná e as outras em Vale do Paraíso, Cacoal, Nova Horizonte e Vale do São Francisco. Cada EFA atende, em média, cerca de 150 alunos.
Os kits, articulados pela senadora Fátima junto ao Banco do Brasil, consistem em três canteiros circulares, com cerca de 5 mil metros quadrados, onde o agricultor instalará no centro um galinheiro com dez galinhas e um galo para produção de ovos e carne. O kit também possui equipamentos para irrigação com mangueira, filtro, caixa dágua, tela, sementes medicinais e de hortaliças.
Para a senadora Fátima, a aquisição desses kits por parte do produtores agrícolas trará mais qualidade de vida para a população rondoniense. Essa iniciativa vai trazer muitos benefícios para essas comunidades. Seja pela melhoria na qualidade de vida, ou seja ao próprio meio ambiente, já que toda a produção é orgânica e não requer agrotóxicos, explica Fátima.
O técnico em agropecuária e coordenador do projeto Padre Ezequiel, Gilberto dos Santos, acredita que 200 famílias serão beneficiadas diretamente e outras 200 indiretamente, já que os kits serão entregues também a grupos organizados. Na sua avaliação, o incentivo agrícola propicia a agregação de valor ao produto. O PAIS apóia várias comunidades agrícolas em Rondônia e isso vem fortalecendo a iniciativa da agricultura agroecológica, destacou.
Fonte: Henrique Teixeira
Prefeitura de Ji-Paraná leva mais saúde aos caminhoneiros com o programa Jipa Cuida
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), segue ampliando o acesso à saúde para públicos que mais precisam. Um
Em coletiva, prefeito Léo Moraes anuncia reajustes e melhorias para Saúde e Educação
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, concedeu uma entrevista coletiva à imprensa na sede da Prefeitura, nesta quinta-feira (5), para apresentar os p
Somente nos primeiros cinco meses de 2025, a Prefeitura de Porto Velho retirou das ruas da cidade um total de 63.054 toneladas de lixo e entulhos. Com
Léo Moraes faz história e tira do papel a valorização que os servidores esperavam há anos
Porto Velho vive um momento histórico na valorização dos servidores públicos municipais. Em menos de seis meses de gestão, o prefeito Léo Moraes est