Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

História, Cinema & Tecnologia no IFRO - VILHENA


 História, Cinema & Tecnologia no IFRO - VILHENA - Gente de Opinião

No próximo dia 23 de junho, no Auditório do IFRO - Campus Vilhena ocorrerá a II sessão temática do projeto de extensão História, Cinema & Tecnologia. O projeto de extensão que atende estudantes e professores da rede pública estadual e do IFRO pretende promover o debate com temas históricos e do cotidiano. 

A primeira sessão, que ocorreu em 22 de maio, contou com a presença de mais de 160 participantes. Para esta segunda sessão, a proposta é reunir o mesmo público, com a temática História Regional e Povos Indígenas. Na oportunidade, o premiadíssimo documentário Corumbiara, de Vincent Carelli, será exibido, seguido de exposição sobre a temática e debate com os presentes.

O debatedor dessa segunda sessão temática será o prof. Dr. Juliano José de Araújo, do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Vilhena da UNIR. O debatedor é um estudioso do projeto vídeo nas aldeias, projeto no qual o documentário exibido foi produzido. Para o coordenador do Projeto, Prof. Márcio M. Martins (Historiador e professor do IFRO – Vilhena), “a iniciativa tem possibilitado debater temas que na maioria das vezes não se aborda nas salas de aulas. Nosso projeto visa trazer novos elementos e temas que muitas vezes são pouco debatidos em virtude da complexidade, polêmica ou até mesmo condições materiais. Nosso espaço quer ser o mais dialético e dinâmico possível”, conclui o professor.

SOBRE O DOCUMENTÁRIO

Realizado pelo Vídeo nas Aldeias, o longa retrata o massacre de índios na gleba Corumbiara, ao sul de Rondônia, que teria sido praticado por fazendeiros de gado da região. Eles não queriam que suas terras fossem demarcadas pela Funai, que impediria sua exploração comercial.

Leiloada durante o governo militar, a gleba é o cenário do massacre, em 1985. Apesar dos visíveis sinais da tentativa de apagar as evidências do crime, filmadas pelo documentarista Vincent Carelli, e denunciadas pelo indigenista Marcelo Santos, o caso caiu no ostracismo.

Dez anos depois, o encontro de dois índios desconhecidos em uma fazenda oferece a primeira oportunidade a Santos e Carelli de retomar o fio desta história e revelar a continuidade dos crimes contra os povos indígenas. Neste filme, realizado ao longo de mais de 20 anos, abre-se espaço também a uma autocrítica das próprias estratégias indigenistas.

Entre outros prêmios, o filme recebeu Menção Honrosa no É tudo verdade - 14º FestivalInternacional de Documentário, São Paulo; Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popuar no IV Festival de Cinema Latino Americano de São PauloPrêmio de Melhor Documentário no 19º Festival Présence autochtone - Muestra de cine y video indígena de Montréal, Montreal/Canadá; Grande Prêmio Cora Coralina no XI FICA - Festiva Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, Goiás; e Prêmio de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Montagem, Melhor Filme do Júri popular no 37º Festival de Cinema de Gramado. Reprise. 117 min.

Fonte: Márcico Martins
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho integra ação social no Residencial Orgulho do Madeira e leva serviços essenciais à população

Prefeitura de Porto Velho integra ação social no Residencial Orgulho do Madeira e leva serviços essenciais à população

A Prefeitura de Porto Velho marcou presença, no sábado (21), em mais uma importante ação social voltada à promoção da cidadania. Realizada na Escola M

Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Sebrae, inicia oficinas do Catalisa GOV

Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Sebrae, inicia oficinas do Catalisa GOV

A Prefeitura de Porto Velho deu início à etapa fundamental de validação de desafios do projeto piloto Catalisa GOV, com a realização das primeiras o

Prefeitura de Porto Velho estará presente na ação social “Cidadania: Seus Direitos Ganham Voz e Vez”, neste sábado (21)

Prefeitura de Porto Velho estará presente na ação social “Cidadania: Seus Direitos Ganham Voz e Vez”, neste sábado (21)

Neste sábado (21), a população do Residencial Orgulho do Madeira, zona Leste de Porto Velho, terá acesso a uma série de serviços gratuitos por meio

Vale do Paraíso lança SIM Vale Feira durante as comemorações dos 33 anos do município

Vale do Paraíso lança SIM Vale Feira durante as comemorações dos 33 anos do município

Mais um município aderiu ao SIM Vale Feira, um sistema informatizado de cartões implantado pela FACER - Federação das Associações Comerciais e Empre

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)