Porto Velho (RO) sábado, 4 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Governo investe na inclusão digital


Com o objetivo de capacitar os professores para utilizarem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), o Governo do Estado está garantindo, por intermédio da Secretaria da Educação (Seduc), a transformação da prática pedagógica e tecnológica através do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE/Seduc).

Para atender às Representações de Ensino, Rondônia conta com três sedes do NTE nos município de Porto Velho, Ji-Paraná e Rolim de Moura. Segundo a coordenadora do núcleo, Maria Aparecida Ayricke, está prevista para o ano de 2008 a instalação de mais uma unidade tecnológica em Vilhena. Ela ainda ressaltou que um dos principais objetivos do núcleo é priorizar a inclusão digital, utilizando ferramentas e recursos pedagógicos.

O NTE foi criado em 1998, com 37 laboratórios de informática (LIE’s) e atualmente conta com 244. Neste ano foram realizadas diversas ações, como os cursos de capacitação em informática educativa, tendo como público-alvo 2.260 professores e coordenadores de LIE’s; capacitação no ambiente; Programa Nacional de Informática (Proinfo) para 300 participantes do curso de mídias na educação, além de outros cursos voltados para a formação continuada de professores no uso das tecnologias.

Para o ano de 2008, o secretário da Educação, professor Edinaldo Lustoza, destacou algumas atividades que serão desenvolvidas, como a continuação do Programa Nacional de Informática (Proinfo), tendo como principal meta a realização de dois projetos, como o Projeto Piloto oferecendo Um Computador por Aluno (UCA) que em Rondônia beneficiará cinco municípios. 

Ele ainda destacou outro mega projeto para a inclusão digital, que a reciclagem para os professores formadores, todos especialistas em Informática na Educação que irão ministrar aulas nas 244 escolas do Estado, que possuem laboratórios de informática. “O curso Educação Digital com carga horário de 40h, que tem como objetivo familiarizar todos os professores com os recursos básicos de computadores (sistema operacional Linux Educacional e Internet)”, também faz parte de nossas metas”, detalhou.

Dando continuidade à capacitação, o curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC’s, tem como pré-requisitos o domínio básico de utilização de computador e internet e será oferecido com o intuito de garantir subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores possam compreender, planejar e utilizar as TIC’s na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.

A expectativa do Governo do Estado é de que em 2008 nenhum aluno do 3º ano do ensino médio das escolas contempladas com laboratórios de informática, conclua o ensino médio sem ter o conhecimento básico de informática. 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sucesso: 1º encontro Estadual de Controle Interno reúne mais de 200 participantes no primeiro dia

Sucesso: 1º encontro Estadual de Controle Interno reúne mais de 200 participantes no primeiro dia

O 1º Encontro Estadual de Controle Interno, promovido pela Controladoria Geral do Município de Porto Velho (CGM), em parceria com a Controladoria Ge

Venda de açaí garante sustento de feirante e de toda a família

Venda de açaí garante sustento de feirante e de toda a família

A rotina de acordar cedo, vencer o calor, a chuva, e as dificuldades que surgem pelo caminho, é enfrentada por mais de 800 feirantes credenciados para

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Gente de Opinião Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)