Porto Velho (RO) domingo, 22 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Governo de Rondônia inicia limpeza do Rio São Domingos


Gente de Opinião

Trabalhos já foram realizados em 500 metros do igarapé

O Governo de Rondônia iniciou a drenagem, retirada da camada vegetal e limpeza em parte do rio São Domingos, em Buritis, para impedir que o município sofra novos alagamentos, a exemplo da enchente histórica em março de 2015, causando prejuízos tanto na área urbana quanto no setor rural. Os trabalhos são executados pela Residência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) em Buritis. A limpeza do rio São Domingos foi um dos compromissos que o governador Confúcio Moura firmou com a população buritiense, durante a inauguração do Parque Buritis, em novembro do ano passado.

O diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva, disse que os trabalhos serão realizados em cerca de 2.500 metros do rio São Francisco, que dentro do perímetro urbano da cidade recebe o nome de Igarapé Central ou Igarapé São Francisco. Conforme o residente do DER em Buritis, Amarildo Ribeiro, os trabalhos já foram realizados em mais de 500 metros do igarapé Central, a partir das obras do Parque Buritis.

Em março do ano passado o rio São Francisco não suportou o volume das águas da chuvas e transbordou, causando enchente histórica na cidade. Além dos problemas urbanos, a força das águas arrastou e destruiu cerca de 300 pequenas pontes de madeira, deixando em isolamento algumas partes da zona rural.

Temendo nova enchente, os moradores reivindicaram ao governador Confúcio Moura a limpeza do igarapé. “Implantamos uma Residência do DER aqui [em Buritis] para ajudar o município e região, e o DER vai fazer a limpeza do canal”, disse Confúcio, ao destacar que o igarapé é muito estreito para suportar o volume de água das chuvas.

GALERIA DE CONCRETO

A construção de uma galeria de concreto no rio São Francisco, na saída para o distrito de Jacinópolis e para os municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim, foi outra obra assegurada por Confúcio Moura e executada pelo DER.
 


Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Tarcílio Inácio/Prefeitura Buritis
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Sebrae, inicia oficinas do Catalisa GOV

Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Sebrae, inicia oficinas do Catalisa GOV

A Prefeitura de Porto Velho deu início à etapa fundamental de validação de desafios do projeto piloto Catalisa GOV, com a realização das primeiras o

Prefeitura de Porto Velho estará presente na ação social “Cidadania: Seus Direitos Ganham Voz e Vez”, neste sábado (21)

Prefeitura de Porto Velho estará presente na ação social “Cidadania: Seus Direitos Ganham Voz e Vez”, neste sábado (21)

Neste sábado (21), a população do Residencial Orgulho do Madeira, zona Leste de Porto Velho, terá acesso a uma série de serviços gratuitos por meio

Vale do Paraíso lança SIM Vale Feira durante as comemorações dos 33 anos do município

Vale do Paraíso lança SIM Vale Feira durante as comemorações dos 33 anos do município

Mais um município aderiu ao SIM Vale Feira, um sistema informatizado de cartões implantado pela FACER - Federação das Associações Comerciais e Empre

Reforma administrativa gera economia aos cofres públicos de Porto Velho

Reforma administrativa gera economia aos cofres públicos de Porto Velho

Complementar nº 1.394/25, que acrescenta normas à Lei Complementar 1.000/25 que tece sob o organograma básico dos órgãos da Administração Direta e Ind

Gente de Opinião Domingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)