Quarta-feira, 16 de março de 2022 - 15h16
Uma força-tarefa tem garantido apoio aos moradores que tiveram as residências atingidas pela enchente de um igarapé, na segunda-feira (14), em Ouro Preto do Oeste. A ação rápida do Governo de Rondônia garante maior assistência e atendimento com agilidade na distribuição dos donativos aos desabrigados, bem como na retirada de pessoas que tiveram as casas atingidas pela cheia, com reforço de equipes do Corpo de Bombeiros Militar que, de forma imediata atendeu ao plano de chamado.
Equipes deram auxílio aos moradores no transporte de móveis e donativos
Conforme informações da secretária Executiva Regional IV da Casa Civil, em Ouro Preto do Oeste, Nayara Lúcia de Lima, foi disponibilizado veículos e pessoal para transportar os móveis das famílias atingidas até o ponto de apoio de atendimento, localizado em uma organização fraterna.
Diversas empresas, associações e a sociedade civil também se voluntariaram na ação. “No momento que aconteceu a enchente, nos reunimos com algumas autoridades, associações e entidades para definirmos as estratégias de logística para auxiliar todos os moradores prejudicados. Após a diminuição do nível das águas, no período da noite, ajudamos a distribuir alimentação essas famílias, coletar doações e transportar os móveis até o ponto de apoio”, comenta Nayara Lúcia de Lima.
Ainda segundo a secretária executiva regional, a ação continuou na terça-feira (15), com o transporte de donativos arrecadados por uma entidade com natureza jurídica de direito público, até o local de assistência.
“Voltamos a visitar todos os pontos de alagamento e auxiliamos na retirada de entulhos das residências, na busca e transporte de móveis das famílias atingidas ao ponto de apoio ou para outro local seguro. Outros servidores ajudam na separação de roupas e dos alimentos para a formação de cestas básicas, bem como, no recebimento dos desabrigados”, finaliza a secretária executiva.
Donativos foram providenciados para os atingidos
O Corpo de Bombeiros Militar destacou as ações também desenvolvidas pela Defesa Civil. Conforme relatório da Corporação, as medidas foram necessárias devido a enchente causada pelas fortes chuvas no município de Ouro Preto do Oeste, com ações realizadas pelo 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar, em conjunto com a Prefeitura local.
MOBILIZAÇÃO
Durante as ações, a guarnição de serviço ordinário do Corpo de Bombeiros, juntamente com o efetivo do expediente administrativo, se manteve em pronto emprego para atendimento às demandas operacionais.
MONITORAMENTO
Foi realizado via terrestre o monitoramento das áreas alagadas em decorrência das chuvas. Ao todo foram monitorados três bairros sendo realizado registro fotográfico dos pontos de alagamento.
Conforme calculado pela Corporação, aproximadamente 120 imóveis foram atingidos (entre residências e comércio), cerca de 360 pessoas atingidas, aproximadamente 12 famílias desalojadas.
Prefeitura de Ji-Paraná leva mais saúde aos caminhoneiros com o programa Jipa Cuida
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), segue ampliando o acesso à saúde para públicos que mais precisam. Um
Em coletiva, prefeito Léo Moraes anuncia reajustes e melhorias para Saúde e Educação
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, concedeu uma entrevista coletiva à imprensa na sede da Prefeitura, nesta quinta-feira (5), para apresentar os p
Somente nos primeiros cinco meses de 2025, a Prefeitura de Porto Velho retirou das ruas da cidade um total de 63.054 toneladas de lixo e entulhos. Com
Léo Moraes faz história e tira do papel a valorização que os servidores esperavam há anos
Porto Velho vive um momento histórico na valorização dos servidores públicos municipais. Em menos de seis meses de gestão, o prefeito Léo Moraes est