Porto Velho (RO) quarta-feira, 9 de abril de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Desburocratização e tecnologia contribuem para o avanço da construção civil em Porto Velho

Gestão municipal também prioriza a segurança jurídica das ações administrativas


Desburocratização e tecnologia contribuem para o avanço da construção civil em Porto Velho - Gente de Opinião

Buscando manter a eficiência e agilidade nas respostas, a Prefeitura de Porto Velho investe na desburocratização do licenciamento de obras e tecnologia. O investimento possibilita o avanço no setor da construção civil em Porto Velho.

Como resultado disso, dados da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur) indicam que de janeiro a julho de 2022, foram expedidas 380 licenças de construções. Desse total, 249 habite-se também já foram expedidas. Para o secretário adjunto da Semur, Gustavo Nobre, a atual gestão prioriza a desburocratização aliada à segurança jurídica dos atos administrativos.

“Isso significa que 249 obras foram efetivamente finalizadas. Para isso, é necessário estarmos atentos às demandas da população e do pequeno, médio construtor e a indústria da construção civil. Os números demonstram que o município de Porto Velho está fazendo o dever de casa”, afirma.

Isso se reflete na evolução do setor entre 2017 a 2022. Somente este ano mais de mil processos de licenciamento de obras já foram protocolados junto à Semur. “Ainda existem os processos que não foram finalizados e que, em breve, vão aumentar esses números”, comentou o secretário da Semur.

Gustavo Nobre, secretário adjunto da SemurGustavo Nobre, secretário adjunto da SemurNOVAS LEIS

Para adequar o município à nova realidade de 2022, a Prefeitura investe em novas minutas legislativas que estão sendo elaboradas. Além disso, a gestão está atenta ao que acontece de novidade pelo Brasil afora, com técnicos da Semur acompanhando de perto as mudanças em outros municípios da federação. O feedback é a evolução do cronograma e a efetiva desburocratização de todo o processo de licenciamento de obras no município de Porto Velho.

TECNOLOGIA

Novas ferramentas tecnológicas também estão ajudando na eficiência e agilidade dos trabalhos. Uma delas é o e-TCDF, desenvolvida pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal e adotada pela Prefeitura por meio de termo de cooperação técnica, em fevereiro de 2021.

A Semur foi a primeira secretaria de Porto Velho a aderir a plataforma que reduz tempo e custos nos procedimentos. Essa tecnologia permite que toda documentação para abertura de um processo seja enviada de qualquer lugar. Como resultado, somente no primeiro semestre de 2022, mais de 4 mil processos tramitaram pela pasta utilizando o e-TCDF.

Para fazer a emissão de documentos e formalizar o processo, acesse a página de licenciamento de obras aqui.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 9 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Perda total da plantação de banana no Distrito de Nazaré devido a enchente

Perda total da plantação de banana no Distrito de Nazaré devido a enchente

O baixo Madeira atualmente é um dos maiores produtores de bananas do Estado. Sua estratégica localização nas barrancas do rio Madeira e solo altamen

Defesa Civil Municipal embarca em uma das maiores ações humanitárias da história

Defesa Civil Municipal embarca em uma das maiores ações humanitárias da história

Uma das maiores operações humanitárias já registradas na história de Porto Velho é como pode ser definida a ação executada pela Defesa Civil Municipal

Navio de Assistência Hospitalar vai integrar logística de atendimento

Navio de Assistência Hospitalar vai integrar logística de atendimento

Em resposta à enchente que continua afetando diversas comunidades ribeirinhas de Porto Velho, a Prefeitura intensificou as ações de assistência humani

Porto Velho foi o terceiro município do Brasil que mais apresentou projetos no PAC 2025

Porto Velho foi o terceiro município do Brasil que mais apresentou projetos no PAC 2025

Na perspectiva de alavancar o desenvolvimento de Porto Velho e atender o mais urgente possível as principais demandas da população em diversas áre

Gente de Opinião Quarta-feira, 9 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)