Porto Velho (RO) domingo, 18 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Curso de Medicina será implantado em Cacoal


O ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou, na semana passada, a autorização para o funcionamento do curso de Medicina que está sendo implantado pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal(Facimed), instituição que há cinco anos oferece cursos de nível superior na área da saúde.

"Este é um importante passo para consolidarmos o curso que é o máximo que a faculdade pleiteia, e agradeço muito o apoio da senadora Fátima Cleide. Com uma postura política muito boa, que aliás dificilmente encontraria noutras pessoas, ela colocou seu gabinete à disposição e desde o primeiro momento acompanha com prioridade a tramitação do processo no Ministério da Educação", diz a presidente da Facimed, professora Sandra Marques.

Com a assinatura da portaria 1814 pelo ministro, o que ocorreu no dia 9 de novembro, a Facimed realiza seu primeiro vestibular para Medicina e também Medicina Veterinária agora em dezembro. "No caso de Medicina, o aluno terá a formação de médico generalista, o que é amparado pelo SUS, com ações voltadas para  integralização do ser humano. Teremos professores de São Paulo, de Mato Grosso e Porto Velho, e nossa aspiração é oferecer um curso da melhor qualidade", diz Sandra.

Segundo Marques, Cacoal será a única cidade da região Norte do País – excetuando-se as capitais – a ter curso de Medicina. A Facimed já trabalha para ser parceira do Hospital Daniel Comboni, cuja construção está em vias de ser concluída, e terá a categoria de hospital-escola. "Isso é muito importante, porque o nível de profissionais é muito bom, com exigência de ter professores o tempo inteiro". Os universitários da Facimed farão estágios no Daniel Comboni.

Os cursos existentes hoje na Facimed são Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Ciências Biológicas.  Sandra Marques acredita que com a oferta do curso de Medicina a tendência é reduzir a carência de médicos na região. "O salário tem que ser bastante atraente para um médico deixar sua cidade no Sul ou Sudeste do País e vir atuar em nossa região". 

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoDomingo, 18 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho agora conta com tradutora e intérprete da Língua Brasileira de Sinais 16/Mai/2025 - 09:17

Prefeitura de Porto Velho agora conta com tradutora e intérprete da Língua Brasileira de Sinais 16/Mai/2025 - 09:17

Com objetivo de promover ainda mais a inclusão e a garantia de direito das pessoas para o exercício de uma gestão amplamente participativa com todos o

Prazo de inscrições para o processo seletivo da Saúde de Porto Velho é prorrogado até a próxima segunda-feira (19)

Prazo de inscrições para o processo seletivo da Saúde de Porto Velho é prorrogado até a próxima segunda-feira (19)

Prefeitura de Porto Velho informa que o prazo para inscrições do processo seletivo de contratação temporária de profissionais da saúde foi prorrogad

Ji-Paraná se prepara para receber a 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Ji-Paraná se prepara para receber a 12ª Rondônia Rural Show Internacional

O prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), afirmou que em paralelo à recuperação das infraestruturas urbana e rural, o município também se prepa

Evento alusivo à Semana da Mãe Atípica será realizado no próximo sábado (17) no Teatro Banzeiros

Evento alusivo à Semana da Mãe Atípica será realizado no próximo sábado (17) no Teatro Banzeiros

O Teatro Banzeiros será palco, no próximo sábado (17), de uma programação especial preparada pela Prefeitura de Porto Velho em alusão à Semana da Mã

Gente de Opinião Domingo, 18 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)