Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Cerca de 10 mil pessoas participaram do desfile cívico realizado em Ji-Paraná

Prefeito Joaquim Teixeira agradeceu à comissão organizadora pelo evento


Cerca de 10 mil pessoas participaram do desfile cívico realizado em Ji-Paraná - Gente de Opinião

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Comissão Organizadora, reuniu, na quinta-feira, feriado de 7 de Setembro, cerca de 10 mil pessoas, entre público e estudantes, no tradicional desfile cívico-militar que, em 2023, foi realizado na avenida Brasil (2º distrito). 

Com o tema “Pátria amada Brasil, por uma cultura de paz e respeito à diversidade”, o encerramento da Semana da Pátria contou com a presença de autoridades, representantes de entidades da sociedade civil, militares, alunos de escolas estaduais, municipais e particulares. 

A cerimônia iniciou com a fala de autoridades, que destacaram a importância da data. Participaram do dispositivo, secretários municipais, vereadores, representantes da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), comandante regional de Policiamento II, comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros e representante da Polícia Civil. Ao todo, 49 pelotões desfilaram, sendo 42 escolares, representando a diversidade cultural e a educação no município. 

O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Eber Barros, iniciou o desfile com o protocolo de abertura. Os primeiros pelotões a se apresentarem foram o das forças policiais, Escola Estadual Osvaldo Piana e a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMT). 

A banda da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Comunidade Surda deram um show de acessibilidade e inclusão. As fanfarras locais também se destacaram durante o evento e as crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) encantaram o público presente, levando a mensagem de paz e respeito nas escolas. 

“Nós sabemos o que essa data representa. É um momento de demonstrar o amor à pátria e à nossa cidade. Fico muito feliz de ver a avenida lotada para assistir cada apresentação. Agradeço à dedicação e carinho da comissão organizadora. Esse foi um evento lindo”,  reconheceu  o prefeito de Ji-Paraná, Joaquim Teixeira (PL). 

Todas as atividades do evento celebraram o civismo e proporcionaram uma amostra dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, destacando os valores do bem e pontuando a diversidade que compõe a cultura local, para comemorar a independência do país. Durante  a Semana da Pátria, o município realizou diversos momentos cívicos. 

“Um dia muito especial, além de estimular o conhecimento histórico e promover o sentimento de civismo em todas as famílias, o desfile do 7 de Setembro ressalta o quanto foi e continua sendo importante para o Brasil, a sua independência. Parabéns, que a todos da comissão organizadora e que educação de Ji-Paraná continue evoluindo”, assegurou o secretário municipal de Educação, Marcos Pereira. 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Empreendedorismo transforma histórias de vida em oportunidades

Empreendedorismo transforma histórias de vida em oportunidades

Mais do que um espaço para vendas, a feira se tornou uma vitrine para mulheres que encontraram no empreendedorismo uma nova forma de seguir em frente.

Venha torcer pela vitória do Brasil na Rua do Hexa

Venha torcer pela vitória do Brasil na Rua do Hexa

Chegou o grande dia! A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira para enfrentar o Haiti pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do M

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Rua do Hexa terá dois telões, brinquedos e shows musicais na torcida pelo Brasil

Após o sucesso da transmissão do primeiro jogo, a Prefeitura de Porto Velho prepara uma programação ainda maior para receber a população na Rua do H

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho

O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)