Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Caerd realiza padronização na Capital e em Ji-Paraná


Desde 2004 a Caerd vem desenvolvendo serviços de padronização, que consiste na aquisição do kit cavalete com hidrômetros, execução de ramais internos e kit bóias.

De acordo com Walmir Brito, Gerente Comercial da Empresa, com esse programa de hidrometração/padronização pretende-se atingir os bairros bem abastecidos de água, eliminando vazamentos e ou desperdícios; além da conscientização do uso racional da água. Estamos orientando os clientes através de distribuição de folhetos e campanhas educativas.

De 2004 até 2006 foram instalados aproximadamente 9.000 medidores na Capital, sendo estes aprovados pelo Inmetro através do lacre do órgão.

Todo esse trabalho está sendo feito através de fiscalizações pelos Agentes de Negócios e pela coleta de leitura dos Correios. Com isso, foram identificadas varias irregularidades.

A Companhia está autuando os infratores; e em alguns casos já estão sendo feitas a abertura de Boletim de Ocorrência para apurar a irregularidade através da perícia. Salientamos também que dependendo do caso, a Caerd negocia com o cliente dentro do prazo de 72hs estipulados pela notificação, ficando isento de intervenção policial e após a regularização da situação a empresa fará a padronização, se necessário. Essas medidas adotadas fazem parte da Operação Recuperar que inclui os clientes ativos e inativos, explica Brito.  

Só este ano, já foram instalados 1.200 padronizações com hidrômetros. A empresa pretende no seu Plano de Ação Anual atingir aproximadamente 12.000 ligações com novos medidores na Capital e 7.000 em Ji-Paraná.

Lei de Saneamento

Walmir enfatizou ainda que de acordo com a Nova Lei de Saneamento nº. 11.445, no Art. 40, os serviços poderão ser interrompidos pela Caerd nos seguintes casos: caso haja a negativa do usuário em permitir a instalação de dispositivo de leitura de água consumida e a manipulação indevida de qualquer tubulação, medidor ou outra instalação do prestador, por parte do usuário.

Este segundo caso, é um dos grandes casos enfrentados pela equipe de fiscalização da Companhia, aonde se deve ao fato do cliente impedir que se faça o remanejamento do medidor da parte interna para externa. Pois precisamos fazer mensalmente a coleta de leitura para faturar o consumo real, a manutenção no cavalete (padrão), entre outras situações.

O cliente poderá obter maiores informações ou tirar suas dúvidas através do 0800-6471950 ou caso deseje, procure a loja de Serviços da sua cidade.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sucessos nacionais, Ju Marques e Forró do Muído prometem grandes shows em Porto Velho

Sucessos nacionais, Ju Marques e Forró do Muído prometem grandes shows em Porto Velho

Promovendo um marco histórico na cultura da capital rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho realiza a primeira edição do “Arraiá da Prefs”, que conta

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é apresentado pela Prefeitura de Porto Velho

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é apresentado pela Prefeitura de Porto Velho

Nesta segunda-feira (19), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, protocolou na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que cria o programa Jovem Apren

Sine Municipal de Porto Velho oferta mais de 80 vagas de emprego esta semana

Sine Municipal de Porto Velho oferta mais de 80 vagas de emprego esta semana

Nesta segunda-feira (19), o Sine Municipal de Porto Velho está anunciando mais de 80 vagas de emprego para diversos níveis de escolaridade. A procur

Prefeitura de Porto Velho agora conta com tradutora e intérprete da Língua Brasileira de Sinais 16/Mai/2025 - 09:17

Prefeitura de Porto Velho agora conta com tradutora e intérprete da Língua Brasileira de Sinais 16/Mai/2025 - 09:17

Com objetivo de promover ainda mais a inclusão e a garantia de direito das pessoas para o exercício de uma gestão amplamente participativa com todos o

Gente de Opinião Terça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)