Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Atuação do TCE/Vilhena é destacada por autoridades e população


 
Representantes de instituições e populares que já se utilizaram dos serviços disponibilizados pela Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas (TCE-RO), em Vilhena, elogiaram a atuação da unidade, destacando resultados positivos tanto em relação à fiscalização quanto à prevenção e orientação para que o dinheiro público seja aplicado corretamente.

Para o secretário de Educação de Vilhena, José Carlos Arrigo, nesses quase 120 dias desde sua instalação no município, a Regional do TCE trouxe benefícios imediatos aos jurisdicionados. “Tivemos diversas reuniões com a equipe técnica, nas quais nos foram repassados apontamentos e observações importantes para a melhoria do serviço que prestamos à população”, diz.

O secretário se lembrou ainda de outro aspecto importante da interiorização: a agilidade nos procedimentos administrativos, evitando a burocracia: “Não há dúvida que ficou mais fácil e rápido tirar dúvidas sobre esses procedimentos. Esse aspecto preventivo que o Tribunal veio acrescentar à sua atuação dá para nós e os gestores mais segurança.”

Além de auxiliar os jurisdicionados, o TCE/Vilhena tem se preocupado em facilitar o acesso da população aos seus serviços. Morador de Vilhena, o engenheiro Arrildo Locatelli teve sua demanda atendida pela Regional, sem a necessidade de se deslocar para Porto Velho.

“Se tivesse que ir à Capital, seria um gasto a mais para mim. Então, facilitou muito”, disse o engenheiro, ressaltando, ainda, o atendimento recebido por parte da equipe técnica: “O tratamento foi excelente. Expliquei a dificuldade que estava tendo e, em pouco tempo, o técnico Manoel Macedo resolveu o caso para mim.”

Na opinião de Locatelli, a instalação do TCE no interior possibilitará à população não só utilizar os serviços do órgão, mas também saber como participar do processo de fiscalização. “Por isso, eu acho que o Tribunal deveria realizar cursos ou palestras para nos ensinar como podemos auxiliá-lo, já que os recursos que o órgão fiscaliza são de todos nós.”


PARCERIA

Como forma de incrementar sua ação preventiva e fiscalizatória, a Regional do TCE estabeleceu parceria com o Ministério Público do Estado, realizando operação conjunta de inspeção nas frotas de transporte escolar dos municípios de Vilhena e Chupinguaia.

A iniciativa mereceu elogio e agradecimento da curadora da Educação, Infância e Juventude da Comarca de Vilhena, a promotora Yara Travalon, que também participou da fiscalização, como representante do MP. Através de ofício, a promotora destaca o trabalho executado, “que certamente garantirá significativa melhora na qualidade do serviço público prestado”. Para 2011, ela pretende, com o apoio da Corte de Contas, realizar o trabalho de fiscalização logo no início do ano letivo.

De acordo com o conselheiro Valdivino Crispim de Souza, responsável pelo projeto de implantação da Regional no Cone Sul, os comentários positivos sobre a atuação da unidade fiscalizadora até agora expressam a aprovação da sociedade quanto ao projeto de interiorização da Corte.

“Ter o Tribunal de Contas próximo, contando com técnicos especialistas em contas públicas dispostos a ajudar, é de grande valia para os gestores públicos e também para a coletividade, que, aliás, é a grande beneficiada, pois terá a garantia de que o dinheiro arrecadado em forma de impostos será usado de forma correta e justa”, conclui.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Sebrae, inicia oficinas do Catalisa GOV

Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Sebrae, inicia oficinas do Catalisa GOV

A Prefeitura de Porto Velho deu início à etapa fundamental de validação de desafios do projeto piloto Catalisa GOV, com a realização das primeiras o

Prefeitura de Porto Velho estará presente na ação social “Cidadania: Seus Direitos Ganham Voz e Vez”, neste sábado (21)

Prefeitura de Porto Velho estará presente na ação social “Cidadania: Seus Direitos Ganham Voz e Vez”, neste sábado (21)

Neste sábado (21), a população do Residencial Orgulho do Madeira, zona Leste de Porto Velho, terá acesso a uma série de serviços gratuitos por meio

Vale do Paraíso lança SIM Vale Feira durante as comemorações dos 33 anos do município

Vale do Paraíso lança SIM Vale Feira durante as comemorações dos 33 anos do município

Mais um município aderiu ao SIM Vale Feira, um sistema informatizado de cartões implantado pela FACER - Federação das Associações Comerciais e Empre

Reforma administrativa gera economia aos cofres públicos de Porto Velho

Reforma administrativa gera economia aos cofres públicos de Porto Velho

Complementar nº 1.394/25, que acrescenta normas à Lei Complementar 1.000/25 que tece sob o organograma básico dos órgãos da Administração Direta e Ind

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)