Terça-feira, 22 de julho de 2014 - 11h45
Cerca de mil alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Maria de Nazaré Santos”, no distrito de Jacy-Paraná, devem retornar às aulas no próximo dia 28 de julho. Eles estão sem aulas há sete meses, desde quando houve as cheias excepcionais dos rios Madeira e Jacy-Paraná, quando o prédio ficou parcialmente inundado. Neste período, vândalos furtaram o forro, a rede elétrica, além de material esportivo, utensílios de cozinha, limpeza e livros.
Segundo a professora Cláudia Gomes Setúbal, diretora do estabelecimento de ensino, o Conselho Estadual de Ensino - tendo em vista a declaração do estado de calamidade pública devido a cheia -, autorizou regime especial, para que as aulas sejam repostas em até cinco turnos, contra turno e aos sábados, com o ano letivo sendo estendido até o final de fevereiro de 2015.
A escola “Maria de Nazaré Santos” foi fundada em 1989 e foi reformada em 2013. Com a cheia histórica dos rios Madeira e Jacy-Paraná, as aulas sequer foram iniciadas este ano. Após a vazante dos rios, o prédio precisaria ser limpo, mas não havia orçamento para isso e chegou-se a especular em desativar o colégio, transferindo os professores, com grande prejuízo para a população do distrito.
Segundo o vereador Jurandir Bengala, houve a interferência dele junto à Secretaria de Estadual de Educação para que fosse autorizada a reforma e limpeza do prédio, quando ele sugeriu que a Santo Antônio Energia fosse procurada e feita a proposta a parceria para apoio na reforma da escola. “Naquele momento, tive a certeza que o pessoal da Santo Antônio [Energia] nos atenderia. E cada atendimento de nossas reivindicações, quem ganha com isso é a população”.
Os serviços realizados na Escola “Maria de Nazaré Santos” foram na reforma e limpeza do prédio, além da instalação de toda rede elétrica, troca de portas de alumínio, revisão do telhado, recuperação do forro, instalação de acessório dos banheiros (tampas de vasos sanitários, válvulas de pressão dos mictórios, chuveiros elétricos, ducha higiênica, no banheiro dos portadores de necessidades especiais, divisória de granito) e revisão do sistema de esgotos.
Guilherme Abbad, gerente de Sustentabilidade da Santo Antônio Energia, representou a empresa e assinou o termo de entrega da reforma à diretora Cláudia Setúbal.
Cacoal avança na construção de seu Ecossistema de Inovação com 2º workshop da metodologia ELI
No dia 16 de junho de 2025, o município de Cacoal deu mais um importante passo na consolidação de um ambiente favorável à inovação com a realização
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), anunciou nesta terça-feira (24), a renovação completa da frota de ô
Uma solução inédita começa a ser implantada pela Prefeitura de Porto Velho, a "mão ingelsa", para melhorar o trânsito e reduzir os riscos de acidentes
Prefeitura de Porto Velho anula contrato e reforça compromisso com a transparência na gestão
Tendo como objetivo fundamental a aplicação dos preceitos éticos e morais dentro do serviço público, a prefeitura de Porto Velho, através de Decisão A