Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Venezuela tem inflação de 180% e retração econômica



Da Ansa Brasil

A Venezuela registrou uma inflação acumulada de 180,9% em 2015 e uma contração econômica de 5,7% no terceiro trimestre do ano passado, divulgou hoje (18) o Banco Central do país. O governo disse que os resultados foram causados pela redução do preço do petróleo, que influenciou a importação e a produção interna.

“Esses resultados vêm em um contexto no qual se mantém uma redução da oferta de bens de consumo final devido à baixa das importações e da produção nacional, circunstâncias causadas pela oscilação nos preços internacionais do petróleo”, justificou o BC.

“A deterioração dos preços do petróleo no mercado internacional afetou os principais indicadores do setor externo durante o ano de 2015, entre eles a conta-corrente e as reservas internacionais”.

O governo venezuelano também indicou que a crise de desabastecimento tem prejudicado a população, que considera este o pior problema que atinge o país no momento. Os dados oficiais apontam que, no ano passado, os setores mais afetados foram de hotéis e restaurantes (46,6%), alimentos e bebidas não alcoólicas (42,2%), transporte (37%), bebidas alcoólicas e tabaco (33,1%).

Ontem, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez um anúncio de medidas para conter a crise econômica que assola o país como o aumento de 6.000% no preço da gasolina, de 20% nos salários e um novo sistema de câmbio flutuante.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em  Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)