Porto Velho (RO) segunda-feira, 8 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Terremotos: Irã aceitará ajuda internacional


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – Pela primeira vez desde que ocorreram os terremotos no Irã, há três dias, o governo iraniano informou hoje (14) que aceitará ajuda estrangeira para socorrer as vítimas dos tremores de terra na região da província do Azerbaijão. O primeiro-vice-presidente da República iraniano, Mohammad-Reza Rahimi, disse que o Irã está pronto para “receber contribuições de diferentes países”.

Pelo menos 306 pessoas morreram, mais de 4,5 mil ficaram feridas e cerca de 300 mil foram afetadas pelos efeitos dos tremores de terra, do último dia 11. A parte oriental do Irã foi atingida por terremotos de 6,4 graus e 6,3 graus de magnitude na escala Richter.

"O nosso país em diversas ocasiões prestou socorro às vítimas de desastres naturais em diferentes países”, disse o primeiro-vice-presidente da República. “Agora estamos prontos para receber as contribuições de diferentes países às vítimas do terremoto em Ahar, Varzaqan e Haris."

As regiões de Ahar, Varzaqan e Haris reúnem aldeias com muitas famílias, destacou Rahimi. Só em Varzaqan, 12 aldeias ficaram totalmente destruídas e 60, parcialmente. Nos últimos dias, aumentou o número de países prestando apoio e solidariedade aos iranianos, além do oferecimento de ajuda.

O Brasil, a Venezuela, a Bolívia, a Equador e a Nicarágua enviaram mensagens de apoio ao Irã, assim como a Turquia, o Paquistão, a Rússia, a Síria, o Japão, a Alemanha, a Suíça e os Estados Unidos, além do papa Bento XVI.


*Com informações da agência pública de notícias do Irã, Irna // Edição: Juliana Andrade

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

A inovação desenvolvida na Amazônia está ganhando espaço no cenário internacional. A startup rondoniense Econtrace Amazônia foi selecionada para par

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)