Porto Velho (RO) sexta-feira, 5 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Senado norte-americano aprova sanções contra Coreia do Norte



Da Agência Lusa

O Senado dos Estados Unidos aprovou nessa quarta-feira (10) projeto de lei para impor sanções à Coreia do Norte, em resposta ao lançamento de um míssil, no domingo (7), pelo país.

Os senadores apoiaram de forma unânime um plano de sanções mais duro do que o aprovado em janeiro pela Câmara dos Representantes. O projeto, no entanto, tem de ser examinado nessa câmara antes de ser enviado à Casa Branca, que ainda não indicou se o apoiará.

“Quando temos  supostos ‘parceiros’ no Conselho de Segurança da ONU [Organização das Nações Unidas] que não estão dispostos a tomar medidas, torna-se ainda mais claro que essa instituição tem de ser pró-ativa”, disse o presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, o republicado Bob Corker.

Apesar de o Conselho de Segurança da ONU ter condenado no domingo o lançamento do míssil e assegurado que espera aprovar, assim que possível, resolução que inclua mais sanções à Coreia do Norte, o Senado norte-americano pretende, com o projeto de lei, pressionar a comunidade internacional a atuar mais rapidamente contra o governo norte-coreano.

O projeto de lei estabelece sanções obrigatórias à Coreia do Norte, o que significa que em vez de dar poder discricionário ao presidente Barack Obama para impor as restrições, elas seriam diretamente adotadas.

As sanções incluem o congelamento de ativos e a proibição de viagem a qualquer pessoa que esteja envolvida em transações financeiras que apoiem indústrias norte-coreanas, como a nuclear ou de armamento, ou que tenha de alguma forma impacto nas violações de direitos humanos ou em ataques cibernéticos.

Também ontem, o Japão ampliou as sanções unilaterais à Coreia do Norte, em resposta ao lançamento do míssil no domingo, com a limitação das viagens entre os dois países e a proibição de entrada de barcos norte-coreanos nos portos japoneses.

A Coreia do Norte anunciou, no último dia 7, o lançamento de um míssil de longo alcance "para colocar um satélite em órbita". A comunidade internacional considera, entretanto, que se trata de um teste de mísseis balísticos encoberto.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)