Porto Velho (RO) quinta-feira, 5 de dezembro de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Ponte internacional Brasil-Bolívia terá edital de licitação lançado em novembro pelo Ministério dos Transportes

Parte do Novo PAC, estrutura sobre o Rio Mamoré ligará as cidades de Guajará-Mirim (RO) e Guayaramerín (Bolívia)


Ponte internacional Brasil-Bolívia terá edital de licitação lançado em novembro pelo Ministério dos Transportes - Gente de Opinião

Importante para fortalecer a integração sul-americana, a ponte rodoviária que ligará Brasil e Bolívia, na BR-425/RO, está mais perto de se tornar realidade após a aprovação do projeto pela comissão binacional representante dos dois países. Com a medida, o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, prevê o lançamento do edital para o início de novembro, com estimativa de R 244 milhões em investimentos. A estrutura será erguida sobre o Rio Mamoré, entre as cidades de Guajará-Mirim, em Rondônia, e a boliviana Guayaramerín. 

Após ser concluída, a ponte será uma nova alternativa para o transportes de cargas e passageiros na região, além de um corredor de exportação da produção brasileira para os países vizinhos. “O projeto é um dos destaques do Novo PAC para a região Norte e temos certeza que essa ligação representará um salto de desenvolvimento do país, começando por Rondônia, mas que impactará todos os estados do norte e que também dará um impulso para a economia boliviana e da América Latina”, ressaltou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
 A licitação será por meio Regime Integrado Diferenciado de Contratação (RIDC), onde a mesma empresa elabora os projetos básico e executivo e, na sequência, executa as obras. Assim como o lançamento do edital, a fiscalização da elaboração do projeto de engenharia e da execução do empreendimento ficará a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). 

De acordo com a comissão binacional, o governo brasileiro estará aberto a adotar as modificações necessárias apresentadas pela Bolívia durante a fase de elaboração dos projetos. Da mesma forma, as partes deverão participar da supervisão dos trabalhos até que sejam concluídos. 

IP4
Neste ano, a região fronteiriça já havia sido contemplada com outra obra de infraestrutura para maior integração entre os países. Em agosto, o Ministério dos Transportes liberou para uso a instalação portuária pública de pequeno porte (IP4) de Guajará-Mirim, beneficiando os 47 mil moradores da região, além da população da cidade boliviana, que também passa diariamente pelo local. 

Retomada
O planejamento do Novo PAC para a Região Norte prevê R
21,3 bilhões em investimentos públicos e privados. Em Rondônia, a infraestrutura de transportes deve ser incrementada com seis projetos: cinco obras públicas e um investimento privado. No total, serão cerca de R 4,2 bilhões investidos nas intervenções viárias listadas pelo Governo Federal como prioridade para o estado. 

Em relação ao orçamento disponível para investimentos nas rodovias do estado, são R 606,4 milhões destinados à construção, manutenção e adequação – montante 4,4 vezes maior do que o que foi pago em 2022, pela gestão anterior.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)