Porto Velho (RO) sexta-feira, 5 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Polícia francesa barra mais de mil imigrantes no Eurotúnel



Da Agência Lusa

A polícia francesa informou hoje (31) que impediu, na noite passada, mais de mil tentativas de imigrantes de chegar ao Reino Unido passando pelo túnel que atravessa o Canal da Mancha.

"Mais de mil tentativas foram barradas na noite passada, sendo feitas 30 detenções", disse uma fonte policial citada pela agência de notícias France-Press (AFP). Segundo a fonte, não há registro de feridos entre os que tentaram imigrar.

O governo da França enviou contingente adicional de 120 agentes da polícia para o Porto de Calais, no Norte do país, para enfrentar a crise, que causou dez mortes desde junho.

Os reforços tiveram impacto, uma vez que o número de tentativas de infiltração no Eurotúnel diminuiu mais de 50% em relação ao pico do movimento, no início da semana.

Um homem morreu na madrugada de quarta-feira (29), esmagado por um caminhão, quando tentava entrar no túnel.

Um porta-voz da empresa que administra o Eurotúnel declarou à AFP que têm acontecido "muito menos perturbações" com o reforço policial na cidade.

Fonte da polícia admitiu que os reforços ajudaram, mas a pressão dos imigrantes permanece, e "continua a ser difícil lidar com a situação", apesar da diminuição do número de imigrantes que conseguem entrar nas plataformas.

Cerca de 3 mil pessoas, de países como a Síria, o Sudão e a Eritreia, estão acampadas em Calais, na esperança de atravessar o canal ilegalmente.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou hoje novas medidas para responder à crise, entre as quais a ajuda à polícia francesa e mais coordenação com as autoridades daquele país para reduzir a pressão sobre o outro lado da fronteira.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

A inovação desenvolvida na Amazônia está ganhando espaço no cenário internacional. A startup rondoniense Econtrace Amazônia foi selecionada para par

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)