Porto Velho (RO) segunda-feira, 8 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Ministro sírio apela à ONU para intervir em sanções


Da Agência Lusa

Brasília - O ministro dos Negócios Estrangeiros sírio, Walid Mouallem, apelou à responsável pelas operações humanitárias da Organização das Nações Unidas (ONU), Valerie Amos, que está em visita a Damasco, para intervir no levantamento das sanções contra seu país.

Mouallem, citado pela agência oficial Sana, disse a Valerie Amos que as sanções econômicas impostas à Síria, pelos Estados Unidos e União Europeia, são “responsáveis pelo sofrimento dos cidadãos sírios”. O ministro pediu que a ONU intervenha para “anulá-las”.

O ministro sírio também solicitou a Valerie Amos que “a ONU dirija seus esforços para a reedificação das infraestruturas e hospitais que foram destruídos por terroristas” na Síria.

O governo sírio qualifica a oposição e os rebeldes de “terroristas”. Mouallem quer “coordenar” com a ONU a distribuição de ajuda humanitária aos sírios.

A representante da ONU informou que seu escritório em Damasco “continuará fornecendo ajuda humanitária em coordenação com o governo".

Em razão da degradação das condições de segurança, a ONU decidiu suspender suas operações no país e retirar seu pessoal “não essencial”.

A organização internacional mantém a presença no país com pessoal local. Desde março de 2011, a União Europeia aprovou 19 sanções comerciais e financeiras à Síria, além do embargo ao petróleo e às armas.

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, pelo menos 43 mil pessoas morreram na Síria desde o início em março de 2011 a partir de uma revolta popular contra o regime, que passou para o conflito armado.
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

A inovação desenvolvida na Amazônia está ganhando espaço no cenário internacional. A startup rondoniense Econtrace Amazônia foi selecionada para par

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)