Porto Velho (RO) sábado, 13 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Milhões de muçulmanos iniciam peregrinação a Meca


 
Da Agência Lusa

Milhares de muçulmanos estão chegando hoje (2) a Mina, perto de Meca, no primeiro dia do hajj, o maior encontro anual muçulmano do mundo que, segundo as autoridades locais, ocorre sem problemas.

O hajj, cujos rituais decorrem até a próxima semana, conta este ano com medidas mais rígidas de segurança para proteger os peregrinos de dois vírus, o ébola e o mers, que já deixaram mais de 300 mortos na Arábia Saudita.

A peregrinação a Meca, ritual que os muçulmanos consideram obrigatório pelo menos uma vez na vida, ocorre este ano no contexto do conflito no Médio Oriente, criado pelos jihadistas do grupo Estado Islâmico.

De acordo com as autoridades sauditas, cerca de 1,4 milhão de muçulmanos já chegaram a Meca, procedentes de outros países, para a peregrinação. A eles vão se juntar milhares do próprio reino árabe.

Até agora, não foram registrados incidentes de peso entre os peregrinos e nenhum caso de infecção quer pelo vírus ébola, quer pelo mers, disse o ministro saudita da Saúde, Adel Fakih, citado pela agência de notícias local Spa.

A Arábia Saudita mobilizou 85 mil agentes da polícia para acompanhar a peregrinação e proibiu a entrada no país de habitantes da Guiné, da Libéria e de Serra Leoa, os três países mais afetados epidemia, que já matou mais de 3 mil pessoas este ano na África Ocidental.

No entanto, a Nigéria, onde foram contabilizados oito mortos pelo ebola, foi autorizada a enviar peregrinos.

Na sexta-feira (3), os peregrinos seguirão pelo Monte Arafat e arredores, situado a 10 quilômetros de Mina, onde se dedicarão a orações. No sábado, é celebrado o Eid Al Adha (conhecido por Festa do Sacríficio), em que é imolado um animal em memória de Abraão.

Gente de OpiniãoSábado, 13 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

A inovação desenvolvida na Amazônia está ganhando espaço no cenário internacional. A startup rondoniense Econtrace Amazônia foi selecionada para par

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Gente de Opinião Sábado, 13 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)