Sábado, 10 de março de 2012 - 09h57
Renata Giraldi*
Agência Brasil
Brasília – Os presidentes Felipe Calderón (México) e Juan Manuel Santos (Colômbia) unirão forças para definir uma estratégia de combate ao narcotráfico na região. A reunião está marcada para o próximo dia 24, na Cidade da Guatemala, capital guatemalteca. A iniciativa foi confirmada pelo presidente de Honduras, Porfirio Pepe Lobo, que apelou aos presidentes da América Central que também se unam na mesma tarefa.
Santos disse nessa sexta-feira (9) que os Estados Unidos querem discutir a legalização das drogas.
"É uma discussão bem-vinda. Eu coloquei essa questão sobre a mesa”, disse Santos. “O tráfico de drogas é uma questão terrível”, acrescentou.
As reuniões de Calderón e Santos ocorrerão semanas antes da Cúpula das Américas, em Cartagena, na Colômbia. Para Lobo, as questões relativas à segurança regional deverão predominar nos debates, assim como os temas econômicos.
O presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, que está em seu primeiro ano de mandato, defende a descriminalização da produção, do transporte e da venda de drogas na tentativa de combater a violência gerada pelo tráfico.
*Com informações da multitestatal de televisão, Telesur//Edição: Graça Adjuto
Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A inovação desenvolvida na Amazônia está ganhando espaço no cenário internacional. A startup rondoniense Econtrace Amazônia foi selecionada para par

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae
A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional
Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina
Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec
Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)