Porto Velho (RO) sexta-feira, 6 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Lula à RT: EUA não aceitaram uma América Latina independente


Gente de Opinião

247 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu uma entrevista ao ex-presidente do Equador Rafael Correa no canal de televisão russo RT.

Na conversa, Lula afirmou que as reservas de petróleo brasileiras foram a causa principal do golpe de 2016 contra a presidente Dilma Rousseff e também da perseguição judicial que vem sofrendo.

"Conseguimos encontrar o maior poço de petróleo do século 21. Não se sabe se existe outro assim", disse Lula sobre o pré-sal.

"Criamos uma lei para regular o petróleo e que este deveria voltar a ser propriedade do povo brasileiro e que as multinacionais deveriam pagar quanto o governo quisesse. Além disso, criamos um fundo nacional que destinava 75% dos lucros para investimentos em educação e ciência. Isso foi algo que a a elite brasileira e também as multinacionais petroleiras jamais aceitaram", afirmou.

Lula também afirmou ter provas de que o MP brasileiro recebeu instruções da justiça americana sobre como deveria agir em investigações da Lava Jato.

O ex-presidente brasileiro disse ainda que lamentava, pois poderia ter feito mais para proteger a democracia no Brasil.

Segundo Lula, o republicano George W. Bush e sua então Secretária de Estado, Condoleezza Rice, foram muito mais democráticos na relação com o Brasil do que seus sucessores: Barack Obama e Hillary Clinton.

Confira abaixo a íntegra da entrevista:


.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)