Porto Velho (RO) quarta-feira, 21 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Índios colombianos chegam à Selva Amazônica


Um censo inédito feito na fronteira do Brasil com a Colômbia identificou 405 indígenas colombianos de dez etnias, que entraram em território brasileiro fugindo do conflito armado no país vizinho, sobretudo do recrutamento forçado pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Os indígenas foram identificados pela Foirn (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro) em levantamento solicitado pelo Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) no Brasil. Eles fugiram, principalmente, da região colombiana de Mitú, no rio Uaupés, marcada por intensos confrontos.

Ainda não reconhecidos pelo governo brasileiro, os indígenas integram estatística de 4.000 refugiados que, nos últimos cinco anos, se deslocaram para o país, especialmente para a Amazônia Legal - que compreende partes do Acre, Pará, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins e Goiás.

Os refugiados chegam à selva amazônica brasileira viajando dias e até meses em barcos. Atravessam a fronteira pelas cidades amazonenses de Tabatinga ou São Gabriel da Cachoeira. Também entram no Brasil pela Venezuela.

André Fernando, coordenador da Foirn, disse que os índios são alvo de guerrilheiros porque conhecem a selva. "Eles temem as Farc porque eles levam os filhos dos índios para lutar ou para envolvimento no tráfico de drogas."

Em dezembro, em Manaus, o representante do Acnur no Brasil, Luis Varese, classificou como "tragédia humanitária" o aumento de refugiados na Amazônia Legal. "A invisibilidade do conflito colombiano é o fator responsável por essa tragédia humanitária que acontece na fronteira do Brasil."

Varese assinou acordo de cooperação com os secretários de Direitos Humanos do Amazonas e de Manaus para ações de assistência a refugiados. Um escritório do Acnur foi aberto na capital amazonense.

O governo brasileiro, segundo o Acnur, já reconheceu 3.500 refugiados de 69 nacionalidades diferentes no país.

Fonte: KÁTIA BRASIL da Agência Folha, em Manaus

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 21 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Gente de Opinião Quarta-feira, 21 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)