Terça-feira, 28 de julho de 2015 - 13h01
Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil
Soldados da brigada especial que reúne membros da Polícia Nacional e das Forças Armadas do Peru resgataram, na tarde dessa segunda-feira (27), 39 crianças e adultos sequestrados pelo grupo Sendero Luminoso. Parte dessas pessoas podem estar em poder da organização há várias décadas – as autoridades peruanas ainda vão analisar cada um dos casos.
Segundo o vice-ministro de Defesa, Ivan Vega, as 26 crianças e os 13 adultos eram mantidos reféns em um acampamento montado em Satipo, no vale entre os rios Apurimac, Ene e Mantaro, a cerca de 450 quilômetros da capital peruana, Lima.
As idades das crianças variam entre 1 e 14 anos. De acordo com o vice-ministro, algumas delas são filhos de mulheres sequestradas vítimas de abuso sexual cometido por integrantes do grupo. A violência teria ainda a finalidade de fornecer mão de obra para os acampamentos e novos soldados para o grupo, já que jovens a partir dos 13 anos são obrigados a participar das ações do Sendero Luminoso.
Segundo com Vega, o acampamento onde os sequestrados foram localizados era usado para o cultivo de alimentos e criação de animais. O local foi identificado pelo serviço de inteligência das forças de segurança peruanas. O vice-ministro afirmou ainda que os remanescentes da organização atuam em conjunto com narcotraficantes.
Ivan Vega alertou para o risco de que, em resposta ao sucesso da operação militar, os líderes do grupo ordenem novos ataques. As 39 pessoas libertadas foram levadas para a cidade de Mazamari. No primeiro momento, as crianças vão ficar sob os cuidados do Ministério da Mulher e das Populações Vulneráveis.
Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.
Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o
Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New
Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel
Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel
O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe
Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV
Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da