Porto Velho (RO) sexta-feira, 23 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

FINANCIAL TIMES: Brasil parece imune à turbulência mercado


O Brasil parece imune à turbulência do mercado, mas o governo deve fazer mais para encorajar o crescimento a longo prazo, segundo um editorial publicado nesta segunda-feira pelo jornal britânico Financial Times.

“Menos de uma década atrás o Brasil balançava ao primeiro sinal de instabilidade nos mercados financeiros internacionais. Hoje, em contraste, o país – como grande parte da América Latina, rica em recursos – parece imune à turbulência do mercado”, afirma o editorial.

O FT cita o caso da Vale, que em meio à crise está atraindo investimentos na ordem de US$ 50 bilhões enquanto faz uma oferta de US$ 90 bi pela Xstrata, uma gigante da mineração anglo-suíça.

“Ainda assim, as tensões financeiras globais devem servir de alerta para um governo que ainda precisa aprender a gastar com sabedoria, encorajar as empresas e aumentar a produtividade econômica.”

O editorial lembra que, mesmo em boas condições no mercado, o crescimento econômico do Brasil no ano passado ficou atrás da China, Índia e Rússia, os outros países do grupo conhecido como BRIC.

O jornal também alerta que o país dificilmente escapará totalmente da crise dos mercados. “Uma recessão ou desaquecimento nos Estados Unidos e Europa vai atingir as exportações. Desaceleração na Índia e na China deve enfraquecer os preços de matérias-primas, enfraquecendo mercados cuja força vinha sustentando a poderosa performance comercial do Brasil nos últimos anos.”

Segundo o diário britânico, já há sinais da vulnerabilidade e este ano o Brasil deve registrar déficit de conta corrente pela primeira vez desde 2002, em parte porque o fortalecimento do real está encorajando indivíduos e empresas a gastar dinheiro no exterior.

O jornal ainda lembra que, apesar de o investimento estrangeiro estar ocorrendo em níveis recordes, o comportamento dos investidores muitas vezes é volátil.

“Por todas essas razões é vital que o Brasil faça mais para encorajar o crescimento a longo prazo. Muitas empresas já estão começando a pensar em como aumentar a produtividade, retendo lucros e reinvestindo. O governo deveria ajudar.”

Para o Financial Times, o governo precisa liberalizar os regulamentos de empresas, começar a negociar reformas fiscais e trabalhistas.

“O país pode ter orgulho de seu progresso, mas é necessário um senso de urgência para manter o ímpeto.”

Fonte: BBC Brasil

Gente de OpiniãoSexta-feira, 23 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Gente de Opinião Sexta-feira, 23 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)