Porto Velho (RO) segunda-feira, 8 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Europeus preparam protestos contra medidas austeridade


Renata Giraldi*
Agência Brasil

rasília – A partir da próxima quarta-feira (14), manifestantes de 20 países europeus promoverão uma série de protestos contra as medidas de austeridade lançadas pelos respectivos governos na tentativa de conter os efeitos da crise econômica internacional. A reação dos europeus ocorre no momento em que vários governos defendem medidas de cortes de despesas públicas, de vagas de emprego e benefícios sociais.

A onda de protestos é comandada pela Confederação Europeia dos Sindicatos sob o lema “Pelo Emprego e pela Solidariedade na Europa, Não à Austeridade”. No dia 14, estão marcadas paralisações de 24 horas contra a austeridade em Portugal e na Espanha, enquanto na Itália e na Grécia ocorrerão paralisações de três a quatro horas.

Em Vilnius, na Lituânia, a paralisação atingirá os transportes públicos. Em Bruxelas, na Bélgica, haverá manifestação em frente à sede da Comissão Europeia. Na França, estão previstas 25 manifestações.

A ideia é mobilizar 40 organizações sindicais. Além dos 20 países, três também se associaram às manifestações, que ocorrerão em outro período. São eles a Suíça, Eslovênia e República Checa. Na Suíça, estão agendadas várias manifestações e o mesmo ocorrerá na Polônia.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

A inovação desenvolvida na Amazônia está ganhando espaço no cenário internacional. A startup rondoniense Econtrace Amazônia foi selecionada para par

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)