Porto Velho (RO) terça-feira, 17 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Coreia do Sul e EUA iniciam exercício naval


 
Da Agência Lusa

As forças navais da Coreia do Sul e dos Estados Unidos iniciaram hoje (11) um exercício de 11 dias na costa meridional sul-coreana, em um momento de tensão militar com a Coreia do Norte.

A manobra, que se estende até o próximo dia 21, tem como objetivo melhorar a preparação conjunta dos dois aliados em operações de busca e salvamento, além de missões submarinas, informou um porta-voz da Força Naval da Coreia do Sul à agência de notícias Efe.

A Marinha norte-americana mobilizou o barco de resgate USNS Safeguard, de 3.300 toneladas, que transporta 15 mergulhadores.

A Força Naval da Coreia do Sul destacou o barco de resgate Tongyeong, de 3.500 toneladas, que conta com 12 especialistas de uma unidade de salvamento, disse o seu porta-voz.

As duas forças navais vão fazer exercícios de mergulho em águas profundas e simulações submarinas para melhorar a coordenação em operações de resgate tanto em tempo de paz quanto de guerra.

O exercício iniciado hoje faz parte das manobras de grande escala Foal Eagle, que começaram no início de março e se prolongam até o fim deste mês.

Os exercícios Foal Eagle e Key Resolve – o último foi realizado em março – são os maiores até agora pelos dois aliados, envolvendo mais de 17 mil efetivos norte-americanos e 300 mil sul-coreanos.

A Coreia do Norte, que considera as manobras um ensaio de invasão ao país, respondeu nas últimas semanas com ameaças de guerra e lançamentos de mísseis de curto e médio alcance.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em  Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)