Porto Velho (RO) quinta-feira, 22 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

COLÔMBIA – Entre a cruz e a cruxificação



Isaac Bigio

(Londres, AG/BR Press) - A Cruz Vermelha é uma entidade mundial que não admite que seus símbolos sejam usados pelos envolvidos em nenhum tipo de guerra. No entanto, Bogotá assumiu que suas Forças Armadas (FFAA) usaram suas insígnias na Operação Xeque-Mate, que resgatou Ingrid Betancourt.

O presidente Álvaro Uribe está sendo acusado de violar o direito internacional, tal como em março, ao bombardear solo equatoriano. Ele admite uma conduta atípica, mas seus opositores querem mandá-lo à corte internacional e acusá-lo por "crimes de guerra".

O vale-tudo contra a guerrilha é reivindicado por vários setores anti-comunistas, mas é algo que pode minar a imagem democrática de que Uribe tanto precisa para ganhar legitimidade interna e internacional – inclusive para conseguir que os democratas dos EUA suspendam o veto ao Tratado de Livre Comércio com a Colômbia, imposto sob a acusação de ele haver amparado o assassinato de sindicalistas.

Popularíssimo

Após o sucesso da Operação Xeque-Mate, Uribe se converteu no presidente mais popular do hemisfério e foi cumprimentado por Chávez (que se reabilitou com ele), e que as FARC retrocedessem e aceitassem libertar reféns sem pedir em troca um território liberado (ainda que continuem insistindo na troca de presos).

Atualmente, Uribe é forte porque se apresenta como o herói que pode vencer a cruzada contra as FARC, mas se ele não conseguir vencer este desafio, ou cometer muitas violações para alcançar este objetivo, quem poderá ser crucificado é ele próprio.

(*) O analista internacional e ex-professor da London School of Economics (LSE) Isaac Bigio é especializado em América Latina e assina uma coluna diária no jornal peruano Correo. Tradução: Angélica Resende/BR Press.


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)