Domingo, 12 de agosto de 2007 - 10h19
Uma antiga floresta de ciprestes que pode ter 8 milhões de anos foi descoberta na Hungria. Os arqueólogos encontraram 16 troncos preservados em uma mina de carvão na cidade de Bukkabrany, no nordeste do país.
Algumas árvores foram preservadas intactas, embora a maior parte da floresta tenha se transformado em carvão graças a uma camada de areia que a cobriu. Os pesquisadores acreditam que ela pode ter sido soterrada por uma tempestade de areia.
Como foi preservado material orgânico, espera-se que as árvores possam oferecer aos cientistas informações valiosas sobre o clima da Terra há 8 milhões de anos.
Os troncos - de 2 a 3 metros de diâmetro e cerca de 6 metros de altura - são de uma espécie conhecida como cipreste de pântano, que cresce por um período de 200 a 300 anos.
Segundo o correspondente da BBC em Budapeste, Nick Thorpe, a madeira das árvores ainda parece marrom em fotografias tiradas pelos arqueólogos.
Mas como o material que protegia os troncos foi retirado, há risco de que eles possam se pulverizar diante dos cientistas.
Estão sendo tomadas medidas urgentes para preservá-los, depois que tentativas de retirá-los do local fracassaram.
Fonte: BBCBrasil
Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV
Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov
Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano
O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q
Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice
O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin