Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008 - 23h28
Mais de 17,3 milhões de hectares de floresta na China (10% do total) foram destruídos pela onda de frio e nevascas no centro e sul do país. Os números foram divulgados neste sábado (9) pela Administração Estatal de Florestas através da agência "Xinhua", que advertiu que algumas florestas pouco acostumadas a baixas temperaturas, como as de bambu, ficaram "gravemente destroçadas".
Dezoito divisões administrativas do país (de um total de 30) sofreram perdas nas florestas, e nas mais afetadas até 90% das matas ficaram "arruinadas".
Embora a Administração não tenha apresentado números sobre perdas econômicas, relatórios anteriores da instituição do final de janeiro estimam os danos em US$ 2,5 bilhões no setor florestal.
Para a recuperação das florestas perdidos, a Administração iniciará na primavera uma campanha de plantação, mas antes advertiu aos governos locais que controlem a poda indiscriminada de árvores nas próximas semanas.
As autoridades florestais temem que, no caos criado pelas nevascas, moradores tentem se aproveitar para desmatar as florestas para vender madeira, alegando que as árvores caíram devido ao mau tempo.
A Administração também advertiu, no entanto, que as árvores que caíram devem ser retiradas imediatamente, já que o excesso de madeira seca nas zonas florestais poderia aumentar o risco de incêndios no verão.
A onda de frio também pode ter causado a morte de diversas aves migratórias no sul do país, algumas delas pertencentes a espécies em risco de extinção.
As nevascas também mataram mais de 14 milhões de aves de granja e de cerca de 1,5 milhão de porcos, vacas e cordeiros.
Fonte: EFE
Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV
Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov
Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano
O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q
Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice
O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin